“Supertampão”: plug poderia ter reduzido danos do Sandy; veja

O objeto, originalmente criado como parte de um projeto antiterrorismo chamado “Resilient Tunnel”, é um grande balão inflável

Inflável gigante tem capacidade de bloquear a passagem da água, o que poderia ter evitado inundações que furacão causou no metrô de Nova York | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova tecnologia - um plug gigante e inflável - desenvolvida pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos em parceria com a West Virginia University, poderia ter reduzido alguns danos causados pelo furacão Sandy. De acordo com o Huffington Post, o uso do "supertampão" poderia ter evitado a inundação do metrô de Nova York.

O objeto, originalmente criado como parte de um projeto antiterrorismo chamado "Resilient Tunnel", é um grande balão inflável com formato que lembra uma cápsula, e uma tecnologia ainda em desenvolvimento. Ele pode ser preenchido com ar ou com 35 mil galões de água - quando cheio, fica com 5 metros de altura e 10 de comprimento, aproximadamente. Já quando está vazio, ocupa pouco espaço, podendo ficar armazenado em túneis, como os do metrô em Nova York, esperando para ser inflado remotamente quando for necessário.

O plug inflável também é resistente, sendo confeccionado em um processo de fabricação utilizado também para fazer trajes espaciais e ambientes espaciais infláveis.

"Nós conseguimos provar que esses plugs conseguem conter a água" disse Dave Cadogan, da empresa ILC Dover, fabricante do objeto."Eu gostaria que a equipe tivesse sido um pouco mais rápida e que já tivéssemos chegado ao desenvolvimento final", declarou ele.

Outros envolvidos no projeto disseram à CNN que apenas um plug da atual geração foi fabricado, e que levará pelo menos dois anos para produzir mais unidades e colocá-las no mercado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES