Tablet PlayBook chega às lojas dos EUA e Canadá

O lançamento do PlayBook, porém, não contou com críticas positivas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Research in Motion (RIM), produtora dos celulares BlackBerry, lançou seu aguardado computador tablet nas lojas dos Estados Unidos e Canadá nesta terça-feira (20), em batalha para conquistar usuários do iPad, da Apple.

A aposta não poderia ser mais alta para a companhia canadense, que viu o BlackBerry dominar o mercado de celulares inteligentes para depois ver o aparelho enfrentar dificuldades na concorrência contra o iPhone e os diversos aparelhos acionados pelo sistema operacional Google Android.

O lançamento do PlayBook, porém, não contou com críticas positivas; o tablet só permite acesso à internet por rede Wi-Fi e não conta com os aplicativos de e-mail e agenda que são a marca registrada da RIM. O aparelho precisa estar ligado a um BlackBerry para acessar esses serviços. No entanto, redes de varejo como a Staples e a BestBuy afirmam que as pré-encomendas sólidas do aparelho sugerem existir demanda reprimida por uma alternativa de alta capacidade ao iPad.

Cerca de 20 mil lojas nos EUA e Canadá estão oferecendo o PlayBook e o aparelho também será vendido diretamente a empresas.

Alguns observadores dizem que é injusto comparar os concorrentes ao iPad, que iniciou o mercado de tablets ao ser lançado em abril do ano passado. A Apple vendeu quase 15 milhões de iPads em 2010, e a RIM deve vender cerca de 3 milhões de PlayBooks ao longo de um período semelhante em 2011, de acordo com 18 analistas pesquisados pela Reuters.

"Não é um produto que jogue na mesma liga que o iPad", disse Al Hilwa, analista da IDC em Seattle. "A questão é determinar se venderá mais que o Xoom, mas menos que o Galaxy", disse ele, em referência aos tablets acionados pelo Android produzidos por Motorola e Samsung.

Demonstrando o quanto é difícil gerar entusiasmo semelhante ao dos lançamentos da Apple, a Staples Canada abandonou o plano de abrir suas lojas à meia-noite e optou por um lançamento mais discreto, iniciando às 7h desta terça-feira.

"Nossa ideia é que faz mais sentido para os clientes empresariais passar pela loja a caminho do trabalho", disse Pete Gibel, o vice-presidente de vendas da rede. "Abrir à meia-noite é mais para consumidores pessoa física".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES