Trave, rastreie e recupere seu notebook roubado com o app Prey

O Prey provê o controle total e remoto do dispositivo perdido, 24 horas por dia, 7 dias por semana

Aplicativo Prey permite rastrear e bloquear seu dispositivo perdido ou roubado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aplicativo Prey é uma solução de rastreamento para encontrar, travar e recuperar seu dispositivo quando ele é roubado ou perdido. Software de código aberto disponível em versões para Mac, Windows, Linux, iOS e Android, o Prey provê o controle total e remoto do dispositivo perdido, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Dentre as funcionalidades disponíveis gratuitamente, encontra-se um acurado serviço de geolocalização, que usa tanto o GPS quanto pontos de acesso Wi-Fi próximos do dispositivo, para triangular o sinal e descobrir a posição exata. Para se comunicar com os servidores do Prey, o aplicativo se conecta automaticamente nas redes Wi-Fi abertas sempre que possível.

Segundo os produtores do software, a principal vantagem do Prey é ser leve, ou seja, não requer muito processamento ou memória para suas atividades rotineiras. Apenas quando o software é ativado, após uma perda, que o Prey utiliza mais recursos do dispositivo. A ativação de segurança, em caso de perda, inclui, dentre outras funcionalidades, a capacidade de tirar fotos de quem utiliza o dispositivo (se este tiver câmera frontal), obter uma imagem da tela do dispositivo para ver o que o usuário está fazendo, ocultar ou excluir dados de e-mails e senhas salvas no dispositivo e até bloquear todo o acesso ao aparelho, sendo necessário inserir uma senha específica para destravá-lo.

Outras funcionalidades como autoatualização do programa e uma varredura do dispositivo para listar todos os equipamentos de hardware também estão presentes na versão gratuita. Na versão Prey Pro, com planos a partir de US$ 5 (R$ 10,11 na cotação de 24/8/2012) por mês, adiciona-se novas funcionalidades, como o modo ativo, que permite a localização dos dispositivos a todo momento e não apenas quando ele é perdido ou roubado. A variação dos planos da versão Prey Pro consiste na quantidade total de dispositivos protegidos em cada plano e varia de 3 a 500 dispositivos.

A versão Prey Pro inclui ainda 100 relatórios por dispositivo (contra apenas 10 da versão gratuita), o que pode significar a obtenção de mais evidências sobre quem está usando seu aparelho. Além disso, na versão Pro, as ações são realizadas em tempo real, pois utilizam protocolos específicos para notificações via Push (muito usado em aplicativos de e-mails e notícias para notificar nova mensagem). Por fim, a versão Pro inclui a garantia de que todo o tráfego é transmitido criptografado e existe uma ferramenta para configuração automática de múltiplos dispositivos.

O funcionamento do Prey é simples. Inicialmente, instala-se um agente no computador ou smartphone que deseja rastrear. Esse agente aguarda, silenciosamente, por um sinal remoto para começar suas atividades. O envio do sinal remoto pode se realizar através da Internet ou de um SMS. Quando o dispositivo recebe esse sinal, o aplicativo inicia o processo de obter a localização do dispositivo, dados de atividade de seu hardware e rede e, opcionalmente, dispara ações específicas.

Após receber o sinal remoto de ativação o Prey envia relatório periódicos para o dono do dispositivo, incluindo a sua localização, quem o está usando e o que ele está fazendo na máquina. Os relatórios são enviados para o painel de controle na Web ou diretamente para o e-mail do dono do dispositivo, dependendo da configuração utilizada.

Além de obter as informações do dispositivo, o Prey é capaz de disparar ações remotamente, como soar um alarme ou mostrar uma mensagem na tela. Essas ações são opcionais, pois quem está com seu dispositivo ficará sabendo que foi pego. Portanto, é importante que essas ações sejam feitas após a obtenção de evidências suficientes para recuperar o dispositivo. Existem ainda ações mais radicais, como a remoção de todas as senhas armazenadas no dispositivos ou mesmo o travamento total do dispositivo, dando ao dono total controle sobre ele.

Acompanhe abaixo o vídeo de demonstração do aplicativo:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES