Twitter está testando opções de monetização de conteúdo

O Twitter está mesmo apostando na monetização de perfis e cobrança de assinaturas para acesso a conteúdo exclusivo

twitter | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Twitter está mesmo apostando na monetização de perfis e cobrança de assinaturas para acesso a conteúdo exclusivo. Para isso, estão sendo testados vários recursos voltados para esta prática.

As opções “Super Follow” (Super Seguir) e “Tip Jar” (Caixinha) e a forma como funcionam  foram reveladas pela pesquisadora e analista especializada em engenharia reversa, Jane Manchun Wong.

Ela revelou, em suas análises, mais sobre a dinâmica destas opções. A “Caixinha”, uma doação única pelo bom trabalho de um criador de conteúdo, aparecerá no topo dos perfis, ao lado de botões como os de seguir, enviar mensagens diretas ou criar notificações.

Twitter apósta em monetização de conteúdo (Foto: James Martin/CNET)

O dinheiro pode ser transferido por meio de diferentes aplicativos e serviços, provavelmente de acordo com o que for cadastrado pelo dono do espaço e, logicamente, pelas opções do próprio usuário.

Já o “Super Follow” aparece como opção àqueles que já estão seguindo um determinado perfil, substituindo o botão dedicado a isso.

Novamente, a partir de diversos serviços de pagamento, os usuários poderão ter acesso a conteúdos exclusivos a partir de um sistema de assinaturas, similar ao que existe hoje em plataformas como o Patreon, por exemplo.

O sistema deve funcionar de forma semelhante ao que está disponível no Spaces, que começou a chegar neste fim de semana aos usuários brasileiros e está sendo encarado como a resposta do Twitter ao Clubhouse.

Nas salas de áudio, é possível fazer doações diretas aos criadores de conteúdo em alguns países e, como demonstrou Wong, a ideia seria permitir o mesmo para qualquer perfil, desde que, segundo ela, a página tenha um total mínimo de seguidores, que ainda não foi divulgado.

Os testes também não esclarecem outros detalhes do funcionamento do sistema, como o tipo de conteúdo que poderá ser publicado nestes espaços restritos a pagamento e de que forma o dinheiro será dividido entre os criadores e a própria rede social.

Restam, também, dúvidas sobre o formato das publicações, já que o Super Follow, estando disponível apenas depois do ato comum de seguir um usuário, pode indicar que todo perfil deverá ter algum tipo de atividade gratuita para poder, também, vender conteúdo.

Originalmente, o recurso de Super Follow foi anunciado em fevereiro, durante um evento focado em investidores e analistas de mercado, com foco em salas de áudio exclusivas, Fleets e publicações como as que já existem hoje na rede social, mas que podem ser acessadas apenas pelos usuários pagantes.

Por enquanto, entretanto, o Twitter não falou publicamente sobre os testes destas novas alternativas de monetização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES