Universidade de San Diego cria robô com aparência de bebê real; vídeo

Robô imita expressoes dos humanos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudiosos da Universidade de San Diego, na Califórnia, desenvolveram um robô humanoide capaz de simular ações de uma criança de um ano. Financiada pela National Science Foundation, a invenção vai ajudar os pesquisadores a entenderem melhor como bebês evoluem em suas habilidades de movimento e capacidade cognitiva.

Equipado com com uma câmera de alta definição atrás de cada olho, o bebê-máquina grava e aprende através das interações com humanos ao seu redor. Diego-San, como está sendo chamado, tem 27 partes móveis no rosto capazes de representar emoções reais, simulando músculos faceais. Maior que uma criança de um ano, o San-Diego pesa 30 kg e tem cerca de 130 cm de altura.

A iniciativa foi resultado da parceria entre a equipe do Laborátorio de Percepção da universidade com a empresa americana Hanson Robotics, responsável pela construção do rosto da máquina, e do grupo japonês Kokoro, que elaborou o resto do corpo.

Javier Movellan, diretor do Laboratório de Percepção da Univerisade de San Diego, explicou que esse é um passo para avançar nos estudos sobre o cérebro humano. ?O estudo une pesquisas em desenvolvimento psicológico, motor e neurocientífico?, explicou o professor ao site Gizmag. Veja as expressões do robô no vídeo abaixo:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES