Use o Windows para desligar seu computador automaticamente

Saiba como desligar seu PC automaticamente

d | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Saiba como desligar seu PC automaticamente

É bem simples fazer um atalho conveniente para desligar seu PC, ao invés de ter que ficar clicando em Iniciar | Desligar e, dependendo de sua versão do Windows, clicar em Desligar mais uma vez. Mas considere isso: se você combinar um atalho para o Agendador de Tarefas do windows, você nunca mais terá que se preocupar em lembrar de desligar o seu PC no trabalho no final do dia.

Isso deveria ser uma boa notícia, especialmente para o pessoal de TI em escritórios repletos de computadores que possam estar disperdiçando muito dinheiro - isso sem falar das milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente - ao deixar as máquinas ligadas a noite inteira enquanto a empresa está fechada.

Primeiro, vamos ao Agendamento de Tarefas do Windows XP. Para acessá-lo, abra o Controle de Painel e então dê um duplo clique no Adicionar Ferramenta Agendada. Utilizando o Wizard da ferramenta, passe pela lista de aplicativos, clique no botão Navegar e procure pelo WindowsSystem32shutdown.exe. Coloque um nome na tarefa e escolha a opção Diária. Escolha uma hora do dia que você queira que o sistema desligue (não se preocupe se, de vez em quando, você precisa dele ligado até mais tarde: o sistema vai exibir um alarme e um desligamento sem erros quando for a hora). O wizard então vai pedir seu login e senha - você pode preencher esses campos ou pular. Ele serve para que o processo possa rodar mesmo que nenhum usuário esteja logado.

Antes de apertar em Concluir para salvar a tarefa, marque a opção Abrir propriedades avançadas para essa tarefa quando eu clicar em Concluir. Há uma pegadinha no Shutdown.exe - ele só vai funcionar se você colocar parâmetros. Se você der um clique duplo no próprio programa, nada vai acontecer. Então, na caixa de propriedades avançadas, no espaço Executar, anexe um espaço a mais ao menos um ítem abaixo do Menu A e algum ou nenhum ítem no Menu B no final do atalho.

Menu A

-s desligar

-l deslogar

-r reiniciar

Menu B

Antes de clicar OK para fechar a caixa, passe o mouve pela aba de Configurações e deixe marcada a opção Apenas inicie a tarefa se o computador estiver ocioso por ao menos:, e coloque uma quantidade de tempo confortável. Não se preocupe com a caixa sobre parar a tarefa se o computador deixar de ficar ocioso, isto não vai funcionar nesse caso.

Clique com o botão direito do mouse e em "Exibir imagem" para vê-la em tamanho real

Para configurar o desligamento agendado no Windows Vista, o processo é basicamente o mesmo. Ao invés de começar no painel de controle, simplesmente cole o comando do Agendador de Tarefas no campo de buscas do menu Iniciar (taskschd.msc). Então, no painel à direita, clique em "Criar tarefa...". Na janela que vai abrir, nomeie a tarefa na aba Geral. Na aba Disparadores, crie um Novo disparador. Escolha Em um agendamento e determine-o. Confira se a opção "Habilitado" embaixo está marcada.

Escolha Iniciar um programa, aponte para o C:Windowssystem32Shutdown.exe e adicione os comandos como você faria no Windows XP (-s para inicar e qualquer outro que você queira). Finalmente, na aba Condições, marque a caixa Iniciar a tarefa somente se o computador estiver ocioso: e escolha uma quantidade de tempo confortável.

NOTA: Quer esteja usando XP ou Vista, uma vez que a sequência de desligamento estiver ativada, só há uma maneira de parar: você precisa iniciar o Shutdown.exe com o comando -a (de abortar). Então, para evitar falhas, crie um ícone na área de trabalho ou no Início Rápido com o nome de algo tipo "Cancelar Desligamento" com o alvo C:Windowssystem32shutdown.exe -a.

Finalmente, para administradores de rede, você pode fazer um belo arquivo agrupador para configurar o desligamento para todos os PCs aos quais tem acesso. Estamos pressupondo que você não tenha acesso ao Diretório Ativo. Se você tiver, você pode utilizar uma interface gráfica para conseguir a mesma coisa. Você vai precisar ou do endereço de IP, ou do nome do computador de cada máquina. Não recomendamos utilizar endereços de IP se você estiver utilizando DHCP ao invés de endereços estáticos de IP; com os endereços dinâmicos você terá que procurar os PCs na rede. Um firewall vai frustrar o processo, então desmarque o "Habilitar NetBIOS" nas telas de configuração do firewall ou abra a porta TCP 139 para permitir seu acesso.

Você precisa duas linhas no Prompt de comando para fechar uma máquina remotamente. A primeira dá acesso ao PC:

net use ip address or name of remote machine /user:username password

Se o nome do usuário conter espaços, você precisa de aspas, por exemplo /user:"Bruno do Amaral". A segunda linha é:

Nota: você pode adicionar outros comandos, como acima. Para uma lista completa, digite shutdown/?. Você pode querer adicionar um comentário nas linhas do "Atenção: o sistema vai se desligar em 2 minutos. Salve seu trabalho em aberto agora".

Para fechar um grupo de PCs, crie um arquivo de batch. Você vai precisar de uma linha net use e então uma linha shutdown para cada PC. Agora você pode utilizar o Agendador de Tarefas para desligar um grupo ao mesmo tempo todos os dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES