Uso de smartphones nas aulas melhora rendimento dos alunos

A pesquisa consiste em levar dispositivos móveis para alunos em situação de risco social e perceber a melhora em seus desempenho

Os alunos participantes do projeto tiveram um aumento de cerca de 30% nas notas escolares | Reprodução/Mashable
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Smartphones com acesso à Internet ajudam crianças de baixa renda a melhorar seu rendimento escolar. É o que comprova um estudo do projeto K-Nect, criado em 2008 com o intuito de ajudar estudantes do 9º ano no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. A pesquisa consiste em levar dispositivos móveis para alunos em situação de risco social e perceber a melhora em seus desempenhos.

Todos os smartphones oferecidos aos estudantes contavam com acesso à web e com um material personalizado que contribuiu nos planos de aula dos professores. Apesar de os aparelhos possuírem diversos meios de distração, como jogos e redes sociais, o estudo mostrou que os celulares ajudam os estudantes a desenvolverem as ?habilidades do século XXI? e amenizarem deficiências em matemática.

Os alunos participantes do estudo passaram a interagir com seus colegas com maior facilidade, aumentaram o rendimento em exercícios de sala de aula e criaram o costume de buscar informações a qualquer hora do dia. Em um ano, os jovens participantes do estudo tiveram um aumento de cerca de 30% em suas notas.

?Nem todo mundo tem televisão, computador ou mesmo eletricidade em casa, mas estamos nos aproximando do ponto em que todo mundo poderá ter acesso à Internet?, disse o vice-presidente da Qualcomm Incorporated, Peggy Johnson, ao site Mashable. Segundo o executivo, a cobertura da web sem fio já alcançou "os quatro cantos do mundo" e pode ajudar a melhorar a educação nos Estados Unidos e no mundo.

O projeto K-Nect faz parte da Wireless Reach Iniciative, programa desenvolvido pela Qualcomm ? fabricante de produtos para telecomunicação sem fio. A iniciativa tem como objetivo levar a internet wireless a diversas partes do mundo que ainda não têm a tecnologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES