Usuários do TikTok dizem que agiram para esvaziar comício de Trump

Eles incentivaram outras pessoas a se registrar para comparecer e não ir

Trump | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Usuários do aplicativo TikTok e fãs de K-Pop afirmam ser parcialmente responsáveis pelo comparecimento de público abaixo do esperado em um comício realizado pelo presidente americano, Donald Trump, em Tulsa, Oklahoma, no sábado (20).

O jornal "New York Times" relatou que os usuários e fãs de música popular coreana encorajaram as pessoas a fazer o mesmo, depois que a conta oficial da campanha de Trump solicitou que apoiadores se registrassem para o evento utilizando seus números de telefone. Segundo o jornal, muitos dos usuários apagaram as publicações com os pedidos de registro, como parte do plano.

Antes do evento, o gerente de campanha de Trump, Brad Parscale, afirmou em uma rede social, na segunda-feira (14), que houve mais de um milhão de inscrições para participar do comício.

Um porta-voz do Departamento de Bombeiros de Tulsa disse à agência Reuters que a contagem do público ficou em 6.200 pessoas.

No entanto, a BOK Center Arena, com capacidade para 19.000 pessoas, teve vários assentos vazios na noite de sábado, e Trump e o vice-presidente Mike Pence cancelaram discursos para o público “excedente”, que era esperado haver no lado de fora da arena.

A campanha de Trump via o comício como uma maneira de revigorar a base do presidente e angariar apoio, com as pesquisas de opinião mostrando crescimento do rival, o democrata e ex-vice-presidente Joe Biden.

A campanha de Trump disse que a entrada era por “ordem de chegada” e que ninguém recebeu um ingresso de verdade.

“Os esquerdistas sempre se iludem que estão sendo espertos. O registro ao comício significa apenas que você confirmou presença com um número de celular”, disse o porta-voz da campanha de Trump, Tim Murtaugh, em um comunicado. “Mas nós os agradecemos pelas informações de contato.”

Parscale disse em um comunicado que a campanha de Trump retira números falsos de telefone e que isso foi feito com “dezenas de milhares” para o evento de Tulsa, ao calcular a potencial presença.

A deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez respondeu com escárnio a uma publicação no Twitter de Parscale que culpou a imprensa por desencorajar o público e citou o comportamento ruim de manifestantes no lado de fora.

“Na verdade, vocês foram simplesmente DERRUBADOS por adolescentes no TikTok que inundaram a campanha de Trump com reservas falsas de ingressos e os enganaram a acreditar que um milhão de pessoas queria seu discurso supremacista branco, o suficiente para encher uma arena durante a pandemia”, escreveu, no sábado.

“Um salve para os Zoomers [adolescentes da Geração Z], vocês me deixam orgulhosa", acrescentou.

Na noite de sábado, houve alguma competição de gritos e tumultos no lado de fora do evento entre cerca de 30 manifestantes do Black Lives Matter e alguns apoiadores de Trump esperando para entrar.

Um repórter da Reuters disse que, embora a polícia tenha temporariamente fechado o acesso aos portões depois que os manifestantes chegaram ao perímetro do comício, tropas estaduais ajudaram a desobstruir a área, e os portões foram reabertos por volta de três horas antes de o comício começar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES