Veja lista: Aplicativos transformam iPad e iPhone em walkie-talkie

Mas o conceito continua vivo e, com a crescente adesão aos dispositivos móveis e smartphones, ganharam até uma versão mais moderna

IPhone e iPad | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os antigos walkie-takies, que por muito tempo foram uma alternativa barata para conversas de curta distância, podem estar esquecidos na gaveta. Mas o conceito continua vivo e, com a crescente adesão aos dispositivos móveis e smartphones, ganharam até uma versão mais moderna.

Que tal adicionar a funcionalidade de troca de mensagens por som a um iPod? Ou poder se comunicar por voz, identificando a localização, usando um tablet? Além disso, é possível usar o smartphone e dispositivos como o iPod touch para conversas, contando com o acesso à internet por meio de uma rede wi-fi, ou seja, sem plano de dados.

Nesta coluna, irei apresentar três aplicativos gratuitos que podem ser instalados no iPod, iPhone, iPad e em dispositivos baseados na plataforma Android.

HeyTell

HeyTell é um aplicativo multiplataforma que permite a troca de mensagens de voz e, se autorizado pelo usuário, o serviço também informa a localização do contato. Nesse caso, pode haver uma variação na precisão das coordenadas, já que os serviços de geolocalização não são totalmente precisos.

Para que ocorra a comunicação entre os dispositivos, ambos os contatos devem possuir o aplicativo instalado. Também será preciso incluir o contato na lista de amigos, que pode ser integrada com a agenda do dispositivo. Para o seu funcionamento, é preciso ter cadastrado um e-mail válido.

A troca das mensagens é muito parecida como a que ocorre nos antigos rádios comunicadores. Porém, HeyTell não permite conversas simultâneas. Ao concluir a gravação da mensagem, será preciso enviá-la ao destinatário clicando em ?HOLD AND SPEAK?.

O procedimento de resposta é o mesmo. Vale salientar que o próprio aplicativo se encarrega de gerenciar a gravação e enviar a mensagem. O envio de dados irá usar a conexão disponível para o dispositivo. Uma alternativa econômica é comunicar-se estando conectado à internet usando uma rede wi-fi.

Uma característica do serviço que pode ser interessante é de poder escutar mais de uma vez a mensagem de voz, já que ela é gravada. Para garantir a segurança e privacidade, todas as mensagens são criptografadas. O HeyTell está disponível gratuitamente na Android Market e na App Store.

TiKL

TiKL ? troque mensagens de voz facilmente com os seus contatos. Em apenas um clique, é possível enviar e receber mensagens por meio do aplicativo. Existem duas formas de adicionar os contatos. Uma é pelos que já estiverem na agenda do celular e outra é permitir o acesso aos contatos no Facebook.

O programa só irá adicionar na lista de contatos que cria a partir das duas origens mencionadas acima, caso o usuário permita. Isso é válido para evitar incluir no serviço contatos da rede social sem que tenham sido selecionados previamente.

A sua interface é simples e permite selecionar o formato de envio das mensagens, já que o aplicativo também permite o envio de mensagens texto.

Também é possível criar um grupo de contatos e comunicar-se com os seus integrantes, podendo escolher o formato. O aplicativo tem como requisito apenas o acesso à internet. O TiKL está disponível gratuitamente na Android Market e na App Store.

Voxer

Voxer é um aplicativo que reúne as principais funcionalidades oferecidas pelos programas que se parecem a um walkie-talkie. Mas também suporta a criação de grupos, envio de mensagens de texto, voz e geolocalização (inclusive integrando com GPS).

O Voxer permite a integração com os contatos do Facebook ? por meio do programa fica ainda mais fácil para os usuários da rede social trocarem mensagens com os contatos.

Por enquanto, o Voxer só tem versão para a plataforma iOS, da Apple. Mas existe a perspectiva de que, em breve, o aplicativo terá a sua versão no Android.

Fotos do aplicativo

Hey Tell

TiKL

Voxer



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES