Veja o review completo da GoPro Hero 4 Black, top de linha da marca recém chegada no Brasil

Veja o review completo da GoPro Hero 4 Black, top de linha da marca recém chegada no Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A GoPro Hero 4 Black é o sonho de consumo mais recente dos fãs da câmera de ação. E para dar uma forcinha na construção dessa ideia, a top de linha chegou com possibilidade de filmar em 4K com 30 fps, qualidade Full HD, update nas fotos noturnas e o salgado valor de R$ 2.499. Compensa? Veja a nossa análise e tire as suas próprias conclusões. 

Design


As medidas da Hero 4 Black não são muito diferentes das encontradas nas irmãs mais velhas, as Hero 3 e 3+. São elas: 41 mm x 54 mm e 88 g (um pouquinho mais pesada do que a antecessora). Ou seja, um conjunto que cabe, literalmente, na palma da mão. Ponto a favor, já que se trata de uma câmera de viagem e, de fato, a GoPro pode ser transportada para qualquer lugar, como um chaveiro robusto.

Aliás, a cor cinza, comum entre as GoPros desde o primeiro modelo, é uma escolha feliz para câmeras de ação, já fica mais difícil detectar possíveis arranhões de queda e demais danos que dão a sensação de "velha".


Botões


Como toda boa GoPro, a Hero 4 Black é composta por três botões, e cada um deles com mil e uma utilidades. À frente da câmera, logo a direita da lente, fica o botão de Power/Mode, que liga a câmera. Ele é grande, mas não é pesado. Com uma pressão moderada, já efetua o comando, mas não é leve o suficiente para ligar sozinha na bolsa em caso de atrito com outros objetos.

Na lateral direta, o pequeno-notável botão Settings/Tag, preto e facilmente camuflado com a cor da lateral. O tamanho não chega a ser um super problema, mas vale apontar que, em ambientes de pouca luz, não foi fácil encontrá-lo. Já no canto superior direito, há o botão Shutter/Select; grande, leve, e ainda conta um detalhe esférico em vermelho, que ajuda a identificação. 


Outra novidade da Hero 4 Black está nas costas. Diferente dos modelos anteriores, a traseira da 4 Black é lisa e o espaço para bateria passou para a base da câmera. Bom por um lado, porque deixa o visual da câmera mais leve, e ruim pelo outro, que não deixa que os usuários de GoPro de longa data utilizem a bateria de modelos antigos na nova. 


Luzes 


Desde a Hero 3, a GoPro passou a usar duas luzes para orientar o usuário sobre alguns status da câmera. São elas: a vermelha, que mostrar se está em atividade (foto ou vídeo) ou carregado, e a azul, responsável por detectar se há ligação com a rede Wi-Fi. 


Quanto aos dois modelos antecessores, a mudança fica por conta da posição das luzes de orientação. Antes, elas ficavam ao lado do botão de ligar, e, na Hero 4 Black, ela trocou o formato circular pelo retangular e foi para a lateral direta da tela, como parte da moldura. A mudança pode até ser uma tentativa para ajudar na iluminação da tela, mas, na prática, "não rolou".  

Tela de Status


Ela vem com um monitor mínimo, mas suficiente para o que se propõe quando a iluminação do ambiente ajuda. Nele, é possível manusear o menu principal sem problemas ou desorganização. 


Mas, novamente, a GoPro investiu na qualidade das fotos em ambientes noturnos, mas deixou de lado o manuseio da câmera em tais situações. Nada que uma "luzinha" simples não resolvesse.  


Desempenho


A Hero 4 Black, no geral, cumpre bem o que se propõe; garante o update na produção de vídeos e trouxe algumas melhorias em fotos. O conjunto interno ainda permite um clique com resposta rápida, assim como uma mudança de ítens no menu sem travar. 


O tamanho, um ponto a favor quando o assunto é portabilidade, acaba prejudicando no desempenho das fotos e vídeos. As dimensões reduzidas prejudicam na pegada e na estabilidade na hora de fazer o clique. Logo, quando você pedir para alguém tirar uma foto sua em grupo, pode esperar que o resultado ficará mais tremido do que o comum. 

Por falar em fotos, a Hero 4 Black não trouxe novidades significativas em relação à antecessora. Ambas têm seus 12 megapixels e mesmo sensor (pequeninho) com área de 1/2.3" (cerca de 25 mm²). Quando postas lado a lado em ambiente iluminado, você nem nota a diferença entre as fotos tiradas pela Hero 4 ou pelo 3+. Aliás, diga-se passagem, a GoPro sai na lanterna diante das concorrentes no mercado das câmeras de ação.  


Na prática, as fotos não são de qualidade profissional, mas, se o intuito é postar no Instagram, Facebook, de forma rápida, ela é "o cara". Aliás, a conexão via Wi-Fi, junto ao GoPro App, que roda em Android e iOS, funciona com tranquilidade. 


Mas vale o destaque, a iluminação das fotos tiradas "no escuro" ganhou um update. Agora, há a possibilidade de um aumento de exposição de até 30 segundo, o que garante o contato do sensor com a luz por mais tempo e, logo, fotos mais iluminadas. Além disso, o modo Protune, antes só para vídeos, chegou para fotos na Hero 4 e trouxe autonomia na saturação de cor, iluminação, ISO e outras cositas mais. 

A parte de vídeos é a "menina dos olhos" quando se trata da Hero 4 Black. Ela traz a mesma qualidade 4K do que a antecessora, mas garante o dobro de quadros por segundo: agora temos 30, e qualidade 1080p (Full HD). 


Na prática, a qualidade é bem admirável, e o processador ainda garante respostas rápidas à mudanças de ambiente, mesmo quando a variação de luz e balanço de branco é extrema. 


Para armazenamento, fica a critério do freguês, mas, durante os testes, utilizamos o cartão da microSD da SanDisk de 64 GB, capacidade máxima da câmera.

Bateria

A bateria não é um tópico no qual a GoPro deva se orgulhar. Com 1.160 mAh, ela funciona bem em saídas restritas à fotografia, mas, quando é necessário filmar, ela esquenta muito e dura pouco. Para piorar, a GoPro modificou o formato da bateria na Hero 4 Black e, por isso, os usuários que têm modelos antigos não poderão reaproveitar as baterias na nova versão. 

O princípio de uma câmera de ação é resistência e portabilidade, mesmo que isso custe a qualidade das fotos. Bom, em termos de estrutura, a Hero 4 Black , sozinha, precisa de mais cuidados. Ela não evoluiu ao ponto, por exemplo, de ser à prova d'água sem precisar da case apropriada. Protegida, a GoPro promete segurança em até 40 m com a câmera submersa. 


Por outro lado, muitas das fotos feitas com a case em baixo d'água continuam "nevoadas" quando a case fica embasada. Vale lembrar também que, a necessidade de lacrar completamente a câmera prejudica (muito!) a qualidade do áudio. GoPro à prova água? Fica para uma próxima... 

Custo-Benefício


Se a pergunta inicial que te trouxe até o final foi: "ainda vale a pena comprar uma GoPro?", sem dúvidas, a resposta é sim! Portátil, versátil (é possível tirar fotos no formato "olho de peixe" até as mais tradicionais), de fácil compartilhamento nas redes, de uso intuitivo, e muitas outras vantagens. 

Caso o seu objetivo seja fazer vídeos melhores, então, o modelo Hero 4 Black é tudo o que você sonha e um pouquinho mais; full HD, 4K, 30 fps, .....enfim, tudo de bom.


Mas, se o seu intuito é fazer um upgrade da sua Hero 3+ Black, talvez não seja o momento. Ela ainda veio à prova d'água, não chegou com uma tela de LCD para visualizar o resultado na hora, não trouxe melhorias significativas nas fotos e a bateria ainda dura menos. Nesse caso, desembolsar R$ 2.499 pode ser um pouco frustrante.







Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES