Venus, o iate idealizado por Steve Jobs, aparece pela primeira vez

Pouco antes de falecer, Steve Jobs ainda trabalhava bastante no Venus, para não deixar o iate semipronto para sua família

Venus foi registrado na Holanda | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pouco mais de um ano após sua morte, aquela que parece ser uma das derradeiras criações de Steve Jobs veio a público. O iate Venus não tem nenhuma ligação com a Apple, mas possui muitas similaridades com a visão do cofundador e antigo CEO da empresa.

A primeira imagem de Venus (nome da deusa romana do amor e beleza) foi flagrada em docas da cidade holandesa de Aalsmeer. Com curvas sóbrias e design minimalista, o iate se aproxima do descrito por Walter Isaacson em sua biografia Steve Jobs.

Conforme relata o jornalista Isaacson no livro, Jobs buscava a harmonia dessa embarcação com traçados suaves. Semelhanças entre o iate Venus e a arquitetura de Apple Stores podem ser notadas na cabine de controle e na área social, cercadas por paredes de vidro inteiriças. Jobs pediu ao engenheiro-chefe das lojas da Apple para desenvolver um vidro especial para o iate.

Pouco antes de falecer, Steve Jobs ainda trabalhava bastante no que deveria ser o design ideal do Venus, tendo como preocupação não deixar um barco semipronto para sua família após sua morte. De certa maneira, este iate foi uma forma de mantê-lo ativo em sua luta, conforme declarou Jobs a Walter Isaacson: ?Eu sei que é possível que eu morra e deixe a Laurene (esposa de Jobs) um barco inacabado. Mas eu devo seguir em frente neste projeto. Se eu não o fizer, será admitir que estou prestes a morrer?.

No Venus, sete iMacs de 27 polegadas estão dispostos no cômodo superior da embarcação. Externamente, o iate foi feito com paredes de alumínio, material responsável pela leveza do modelo e mede oitenta metros de comprimento.

A versão final do Venus foi desenvolvida tendo como colaboradores o designer francês Philippe Starck e construtores da empresa Feadship, onde a criação encontra-se ancorada. Cada membro da empreitada Venus recebeu da família Jobs, que esteve na apresentação do navio, um iPod Shuffle comemorativo, com o nome do iate gravado, acompanhado de uma carta, agradecendo pela colaboração e habilidade empregadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES