Vírus volta mesmo depois de formatação de celular

O caso foi descoberto após uma usuária do antivírus da Malwarebytes abrir uma reclamação junto à empresa

Android | Luciana Maline-TechTudo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um vírus conhecido é capaz de driblar até uma formatação do celular para voltar a infectar smartphones Android. O cavalo de troia xHelper foi descoberto pela primeira vez em maio de 2019, mas uma análise da Malwarebytes publicada na última quarta-feira (12) mostra que ele ainda representa perigo: mesmo já identificado pelos principais antivírus, ele insiste em retornar para o celular da vítima. A notícia está no site Tech Tudo.

O caso foi descoberto após uma usuária do antivírus da Malwarebytes abrir uma reclamação junto à empresa. Foi quando os técnicos iniciaram uma série de testes para tentar descobrir o motivo pelo qual o trojan voltava mesmo após ter sido excluído ou depois de uma restauração completa no celular ter sido realizada. Segundo o relato, a ameaça surge em apenas uma hora após supostamente ter sido removida. Segundo os especialistas, o comportamento está ligado, de alguma forma, com a Google Play Store.

A primeira hipótese foi de que o malware tivesse vindo pré-instalado no celular, mas os especialistas a descartaram nas primeiras análises. A surpresa veio quando, em um dos experimentos, o xHelper deixou de surgir uma vez que a loja do Android tinha sido desabilitada. O aplicativo da Google Play Store em si não estava infectado, mas algum elemento do software fazia o cavalo de troia reaparecer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES