Visibilidade das postagens: saiba como funciona o algoritmo do Instagram

O Head da rede social, Adam Mosseri, contou em detalhes como a tecnologia influencia na visibilidade das postagens

Instagram | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Explicações divulgadas na última terça-feira (8) pelo Instagram podem ajudar a elucidar como funciona seu algoritmo e responder a dúvidas comuns entre usuários.

O Head da rede social, Adam Mosseri, contou em detalhes como a tecnologia influencia na visibilidade das postagens, incluindo nos Stories e no Reels.

Head do Instagram explica como funciona o algoritmo da plataforma (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Mosseri explicou que não existe um único algoritmo no Instagram, mas vários — que, combinados a processos e classificadores internos, servem a propósitos diferentes.

No que parece ser a primeira de uma série de postagens sobre o funcionamento do Instagram, Mosseri explica que cada seção do Instagram tem seu próprio algoritmo e se adapta à forma como as pessoas interagem com o aplicativo.

Ele também divulgou mais dados sobre quais parâmetros são levados em consideração para filtrar tanto publicações no feed como stories e Reels.

De acordo com o executivo, quando se trata de posts do feed e Stories, o Instagram decide qual conteúdo mostrar a cada usuário baseando-se em alguns pontos básicos: a popularidade, medida pelo número de curtidas e visualizações, por exemplo, a data da postagem ou a localização, bem como informações sobre a interação dos usuários.

Além disso, o Instagram se baseia na atividade de cada perfil para entender que tipo de publicação mais interessa e de quem são essas publicações. Para isso, a rede social leva em consideração o número de fotos e vídeos curtidos que dão pistas de qual a probabilidade de o usuário interagir com a postagem.

Já em relação à seção Explorar e ao Reels, Mosseri esclareceu que, como as postagens mais visíveis vêm principalmente de contas não seguidas pelo usuário, os algoritmos analisam as informações de cada postagem e tentam conciliar com os gostos e hábitos do perfil para mostrar conteúdos relevantes. Essa análise também leva em conta as curtidas, compartilhamentos e posts salvos pelo usuário.

O executivo também usou a postagem para desmentir que exista shadow banning na rede social, espécie de silenciamento que acontece quando o conteúdo de uma conta deixa de aparecer no feed e na pesquisa de hashtags e que funcionaria como punição oculta do Instagram imposta a usuários que supostamente violaram os termos de uso da plataforma.

Embora a postagem tenha servido principalmente para esclarecer o funcionamento dos algoritmos, o Instagram também ressaltou que nem todo o conteúdo mostrado depende exclusivamente disso, já que os usuários também podem influenciar no tipo de conteúdo que veem sempre que abrem o aplicativo.

Para isso, a plataforma recomenda criar listas de melhores amigos, silenciar perfis irrelevantes ao interesse do usuário, além de marcar publicações sugeridas como "não estou interessado".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES