WhatsApp Pay está suspenso no Brasil por ordem do Banco Central

O WhatsApp Pay chegou na semana passada ao Brasil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O WhatsApp Pay chegou na semana passada ao Brasil, com o objetivo de se tornar o primeiro recurso do sistema integrado de pagamentos do Facebook. Com ele, é possível realizar transações diretamente pela conversa do app. O Banco do Brasil já vinha participando da plataforma, contudo, outras instituições, a exemplo do Itaú, Bradesco e Santander, teriam desistido de parcerias. Nesta terça-feira (23), o Banco Central (BC) comunicou a suspensão do serviço.

"A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato", diz o BC, em nota. Com isso, as bandeiras Visa e MasterCard, que viabilizavam as operações financeiras, devem ser paralisadas, para que o BC possa avaliar riscos e garantir funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Reprodução

"O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados, O descumprimento da determinação do BC sujeitará os interessados ao pagamento de multa cominatória e à apuração de responsabilidade em processo administrativo sancionador", completa a nota.

Portanto, pelo menos por enquanto, o WhatsApp Pay fica suspenso por tempo indeterminado, até que o BC chegue à conclusão. Vale destacar que a própria instituição federal disse recentemente que vinha “acompanhando de perto” o lançamento dessa ferramenta por aqui.

O que o WhatsApp diz?

Um porta-voz do mensageiro emitiu uma nota, mas não comentou diretamente a suspensão do serviço. “Ficamos muito animados com a avaliação positiva das pessoas no Brasil com o lançamento de pagamentos no WhatsApp na semana passada. Fornecer opções simples e seguras para que as pessoas realizem transações financeiras é muito importante durante esse período crítico de pandemia e ajudará na recuperação dos pequenos negócios”, afirma o texto.

Até então, o WhatsApp Pay estava disponível para cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil, que precisavam ter um cartão Visa ou Mastercard para utilizá-lo. O Banco do Brasil, o Nubank e o Sicredi já tinha aderido ao sistema, com operações integradas. Vale lembrar que o próprio BC vem desenvolvendo sua solução para operações financeiras digitais, o PIX.

“Nosso objetivo é fornecer pagamentos digitais para todos os usuários do WhatsApp no Brasil, com um modelo aberto e trabalhando com parceiros locais e o Banco Central. Além disso, apoiamos o projeto PIX do Banco central, e junto com nosso parceiro estamos comprometidos em integrar o PIX aos nossos sistemas quando estiver disponível”, encerra o comunicado da empresa do Facebook.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES