Wikipedia perde editores devido à burocracia, aponta estudo

A investigação concluiu que isto se deve a várias razões, que incluem o aumento de programas automáticos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Wikipedia, um dos maiores sites do mundo na internet, está perdendo muitos editores em língua inglesa, o que reduz sua força como uma fonte de conhecimento online, revela um estudo. A pesquisa, chefiada por Aaron Halfaker, da Universidade de Monnesota, descobriu que o número de colaboradores - ou editores voluntários - diminuiu de 56.000 em 2007 para 35.000 no final de 2012.

A investigação concluiu que isto se deve a várias razões, que incluem o aumento de programas automáticos (bots), mas também apontou para o desânimo dos possíveis colaboradores com a estrutura da página.

"As diversas mudanças realizadas pela comunidade Wikipedia para melhorar a qualidade e a consistência frente ao crescimento maciço da participação ironicamente reduziram o crescimento que estavam desenhados para gerir", escreveu o pesquisador na semana passada na publicação American Behavioral Scientist. "Especificamente, as restrições dos controles de mecanismos primários da qualidade da enciclopédia e as ferramentas usadas para rechaçar as contribuições são algumas causas chave que diminuíram a retenção dos recém-chegados", afirmou.

Os pesquisadores afirmam que enquanto o Wikipedia tentou extirpar os editores menos competentes, suas regras também desanimaram os "recém-chegados desejáveis" que se desmotivam quando suas contribuições atrasam.

A Wikipedia tem edições em 285 línguas. Seu fundador, Jimmy Wales, mencionou a necessidade de fazer com que o site seja mais aberto aos recém-chetados para acompanhar o ritmo da grande quantidade de informação que está tentando processar. Mas os autores do estudo afirmaram que a Wikipedia está sendo prejudicado pelas regras para melhorar a qualidade.

"A Wikipedia mudou desde "a enciclopédia que qualquer um pode editar" para "a enciclopédia que qualquer um que entende as regras socializa, se atreve a encarar o muro impessoal do repúdio semiautomático e ainda assim quer contribuir voluntariamente com sua energia e em seu tempo livre e pode editar", concluíram.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES