Xiaomi desbanca Apple no mercado global de smartphones pela 1ª vez

No segundo trimestre de 2021, empresa chinesa ocupou o segundo lugar entre as maiores fabricantes de smartphones do mundo

Xiaomi desbanca Apple no mercado global de smartphones pela 1ª vez | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A chinesa Xiaomi se tornou a segunda maior fabricante de smartphones do mundo no segundo trimestre de 2021, desbancando a Apple pela primeira vez.

De acordo com levantamento da consultoria especializada em tecnologia Canalys Research, a Xiaomi teve participação de 17% no mercado global de smartphones no período. O resultado superou os 14% registrados pela Apple, ficando atrás apenas da coreana Samsung, com 19%.

Ben Stanton, gerente de análise da Canalys Research, destaca em nota que a Xiaomi tem crescido fortemente no exterior, especialmente na América Latina. Houve um aumento de mais de 300% das vendas na região, ante 150% na África e de cerca de 50% na Europa Ocidental.

A Xiaomi teve participação de 17% no mercado global de smartphones no período - Foto: Divulgação

“Todos os fornecedores estão lutando arduamente para garantir o fornecimento em meio à escassez global de componentes, mas a Xiaomi já tem os olhos postos no próximo prêmio: substituir a Samsung e se tornar a maior fornecedora do mundo”, escreveu o analista da Canalys Research.

Entre os meses de abril a junho, as vendas de smartphones ao redor do mundo cresceram 12%, em meio ao avanço do calendário de vacinação e com as economias desenvolvidas retomando à normalidade. Segundo o levantamento, a Xiaomi registrou crescimento de 83% nas vendas no período, seguida pela Oppo, com 28%. Apple e Samsung tiveram expansão de 1% e 15%, respectivamente.

Desafios para a Xiaomi

Ainda que a companhia esteja transformando seu modelo de negócios, com iniciativas como a consolidação de parceiros, Stanton destaca que a Xiaomi ainda está muito voltada para um público de massa. Na comparação com Samsung e Apple, seus produtos são vendidos 40% e 75% mais baratos, respectivamente.

Nesse cenário, a principal prioridade da Xiaomi este ano deverá ser a de ampliar suas vendas nos produtos top de linha, escreve Stanton, como o Mi 11 Ultra, que foi anunciado em março e ainda não tem data de lançamento no Brasil.

Contudo, a batalha não será fácil, avalia Stanton. Fabricantes como a Oppo Electronics e a também chinesa Vivo compartilham o mesmo objetivo, e estão dispostas a gastar acima da média do mercado em campanhas de marketing para construir suas marcas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES