Xperia Z Ultra tem corpo à prova d“água e bateria com boa duração

O foblet da Sony tem um visual elegante e vem equipado com boas configurações de hardware

Sony Xperia Z Ultra é resistente à água | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Xperia Z Ultra chama a atenção pelo seu tamanho. Afinal, não é todo dia que se vê um foblet com tela de 6,4 polegadas. À primeira vista, o gadget causa até curiosidade em quem observa, e por dentro abriga uma série de configurações de primeira. Além de tudo isso, ele é à prova d?água e poeira. Quer conhecer mais detalhes sobre o foblet da Sony?

Design

O Z Ultra tem um visual bonito e elegante com parte traseira e frontal em vidro. O corpo único do gadget, sem possibilidade de remover bateria ou tampa traseira, deixa ele com aspecto mas ?moderno? e clean. O problema é que, além da elegância, o vidro dá ao gadget uma fragilidade enorme, apesar da presença do Gorilla Glass. Por outro lado, peso de 212 g não incomoda: o design fino dá a sensação de que o dispositivo é bem mais leve.

Outro ponto a se levar em conta é a facilidade com que o Xperia Z Ultra fica com aspecto engordurado, cheio de marcas de dedo. Após poucos minutos de uso, o desenho elegante acaba ganhando um aspecto de "encardido". E pior: é bem difícil de limpar, não sendo suficiente dar aquela tradicional esfregada com um pano limpo. O jeito é aproveitar da sua resistência à água e mergulhar o aparelho para que ele volte a ter um visual agradável.

Ainda falando do quesito "encardido": as bordas entre a tela e a lateral do aparelho acumulam crostas sujeira, o que pode ser bem desagradável. O display promete ser, além de à prova d?água, resistente à poeira, e cumpre essa função: as partículas não grudam, mas isso não parece grande vantagem quando tanto a parte da frente quanto a de trás ficam facilmente engorduradas com o uso.

O grande problema do gadget não está no peso ou design, mas nos dois juntos. Essas características separadas são uma beleza, mas integradas formam um dispositivo nada prático no dia a dia, com péssimo desenho ergonômico. É bem fácil deixar o Xperia Z Ultra escorregar das mãos durante o uso, principalmente por ele ser tão comprido e fino. As bordas pretas laterais na tela não dão muito apoio para segurá-lo com firmeza durante o uso. Fazer uma ligação andando ou em algum meio de transporte público é praticamente inviável. Além disso, esse tamanho todo pode não agradar: ele é realmente grande para utilizar na rua e chama bastante atenção.

Tela

O display de 6,4 polegadas tem uma resolução que impressiona. Com cores intensas e brilhantes, a qualidade Full HD (1080 x 1920 pixels) do Z Ultra parece ainda mais poderosa. além disso, o foblet é grande o suficiente para assistir confortavelmente a filmes e seriados, onde você quiser. Rodar vídeos com mais "profundidade" dão a sensação de que você está mergulhando no cenário pela amplitude e impressionante qualidade da tela do Z Ultra.

A sensibilidade ao toque do display também não decepciona: leves movimentos já são suficientes para executar as ações. As bordas, superior e inferior, ajudam na hora de apoiar horizontalmente o aparelho sem esbarrar em algum aplicativo, o que é ótimo para ver filmes, por exemplo. Por outro lado, as finas barras laterais não ajudam em nada quando utilizado na posição vertical.

O status de tela ultrarresistente não é tão super assim: com o uso leve, carregando o gadget dentro da bolsa, o display ganhou pequenos arranhões. Discretos, mas arranhões.

Um dos principais destaques do Xperia Z Ultra é que sua tela capacitiva responde ao toque de diversos objetos com material condutivo, como um lápis, por exemplo, além da tradicional caneta Stylus. Isso é uma vantagem para quem trabalha com arte ou gosta de desenhar no foblet: um lápis por perto resolve seu problema.

Aplicativos como o popular Draw Something garantem a diversão e dão pontos para essa funcionalidade da tela. Apesar de ficarmos receosos de rabiscar um display tão elegante com um simples lápis, o Gorilla Glass 3 garante proteção extra. Mesmo a sensação sendo estranha, o recurso facilita e até agiliza o uso do foblet.

Desempenho

O Xperia Z Ultra tem configurações de ponta, com processador quad-core de 2,2 GHZ e 2 GB de RAM, que fazem com que vídeos de alta resolução rodem sem problemas. Aplicativos de redes sociais tem uso fluido, sem travamentos. Seu sistema Android 4.2.2 (Jelly Bean) não decepcionou: sem engasgos, jogos com Angry Birds, Cut the Hope, Candy Crush e Homem de Ferro 3 funcionaram bem. A própria interface do Z Ultra é responde bem ao toque, trocando de telas com facilidade, sem aqueles travamentos incômodos de alguns aparelhos.

Um acontecimento estranho durante os testes foi o aparelho apagar, mesmo com mais de 60% de bateria: sua tela simplesmente ficou escura e o gadget não voltou a responder de forma alguma. Foi necessário deixá-lo na tomada por algum tempo para que ele voltasse a ligar. Pode ser apenas um problema isolado.

Caso alguma coisa parecida aconteça com você, saiba que o aparelho vem com um pequeno botão de "off" na cor laranja. Ele funciona se o foblet parar de responder e fica ao lado da entrada de cartão SIM. Lembrando que esse é um recurso extra e urgente, já que não é possível abrir o gadget para remover a bateria para forçar um desligamento. Os detalhes estão incluídos no manual em caso de dúvida.

Fora esse acontecimento, nada mais pode ser falado contra o Xperia Z Ultra, que só teve que ser reinicializado dessa vez. Tomando os devidos cuidados, o foblet funciona perfeitamente, mesmo depois de ficar mergulhado na água.

Entradas e botões

As duas tampas que dão acesso a entrada microSD, chip SIM (justas) e entrada miniUSB são revestidas com material de vedação, fundamental para impedir que a água entre no aparelho. Por isso, é fundamental, antes de submergir o foblet, verificar se as tapinhas estão devidamente fechadas, deslizando o dedo pela lateral do dispositivo.

Uma das desvantagens está na locação do chip de operadora, que deve ser encaixado em um molde plástico antes de ser inserido no gadget. Retirar esse suporte vai exigir bastante de suas unhas, porque ele é bem difícil de remover. Parece até que não tem nada lá dentro. A base que suporta o chip é feita de material plástico bem frágil, que entorta ou quebra facilmente. Isso exige o dobro de atenção.

Botões externos? Apenas de volume e o de liga/desliga. Fora esses, tudo se resolve na própria tela: lá estão presente os tradicionais comandos de ?voltar?, ?home?, além de um atalho para a ?visualização de aplicativos abertos?.

O lado bom é o visual do gadget, que fica menos poluído na parte inferior como normalmente os outros aparelhos são, cheios de funções e botões sensíveis ao toque. Por outro lado, se o sistema travar, nenhum comando funciona a não ser o de liga/desliga.

Está presente ainda uma entrada para fones de ouvido normais, estranhamente sem vedação. E o melhor: mesmo inundada por água, ela continua funcionando perfeitamente. Claro que, para utilizar os fones, é preciso esperar um pouco para a entrada secar.

Câmera

As lentes que equipam o Z Ultra não são grande coisa. Para ajudar a melhorar as imagens, o recurso automático aplica um "auto-blur" na imagem o que deixa mais uniforme. É visível a diferença da foto pixelizada da pré-visualização para o resultado final mais bonito. No entanto, isso só maquia a qualidade mediana da câmera. Outro ponto que deixa a desejar é que, mesmo com luz natural, as fotos parecem mais escuras, com ruim balanceamento de luz e sombra.

À prova d?água?

A resposta é sim. O Xperia Z Ultra se mostrou resistente à agua durante os testes, sendo submetido a chuva e mergulhado na torneira, chuveiro e até piscina. Só não é muito aconselhável levá-lo para o mar: com esse tamanho e design fino, que escorrega das mãos, o gadget pode acabar sendo levado pelas ondas.

Outro ponto interessante é poder lavar o Z Ultra na água, já que ele fica engordurado facilmente. A desvantagem é que o aparelho, ainda assim, fica com aspecto grudento por algum tempo e pode escorregar quando molhado. Já é fácil deixar o foblet escorregar quando está seco, imagine molhado? Parece mais um sabão do que um celular.

Para não ter problemas quando à resistência à agua, é interessante saber que o Xperia Z Ultra, conforme as especificações da fabricante Sony, pode ser submergido até 1,5 m por até 30 minutos. O recurso é interessante ainda em caso de uso na chuva, por exemplo, ou se precisar atender uma ligação urgente quando estiver no banho ou piscina: não precisa ter medo de molhá-lo.

O touchscreen não funciona na água, o que faz da sua resistência à água funcionar mais como um fator de ?segurança?: a vantagem é que ele não vai pifar se algum acidente relacionado com água acontecer, como derramar um copo cheio na mesa com o celular ao lado ou esquecer de tirá-lo do bolso ao mergulhar. Ou seja, esse recurso é mais uma prevenção do que uma ?funcionalidade?. Mesmo assim, um ponto que decepciona é a ausência de um botão de disparo para fotos debaixo d?água, o que poderia ser um diferencial bem divertido já que a tela não responde submergida.

Funcionalidades

Apesar de grande, o foblet também faz e recebe ligações como um celular comum. Mas um ponto que decepciona é o baixo volume da chamada: mesmo no máximo é difícil conversar em ambientes sem muito barulho. No ônibus ou na rua então, ouvir quem está no outro lado da linha é bem mais complicado.

Esse ponto não agrada, mas pode ser um bom motivo para utilizar os fones de ouvido que acompanham o aparelho, que são, por sinal, excelentes: com vários tipos de vedação que proporcionam boa experiência. Outra vantagem é a entrada lateral, que ajuda a não deixar o fio na frente da tela enquanto você ouve música e utiliza o gadget.

Bateria

A bateria tem 3.000 mAh de potência e aguenta o dia todo. No entanto, ela é drenada bem rapidamente quando utilizamos algum aplicativo mais pesado, principalmente aqueles que envolvem deixar a tela constantemente ligada, como assistir a filmes em boa qualidade ou utilizar a câmera. Apesar disso, durante os testes, a carga do foblet aguentou bem desde manhã até o final da noite. Foi observado também que ele demora um pouco mais para carregar do que os outros aparelhos, mesmo plugado diretamente na tomada.

Conclusão

O Xperia Z Ultra é, sem dúvidas um foblet com design elegante, mas nada prático para uso no dia a dia, tanto por seu corpo grande quando pela facilidade com que o foblet foge das mãos. Para começar, o dispositivo tem um preço salgado, em torno de R$ 2.599, mas em compensação tem configurações de hardware e uma tela de ponta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES