YouTube vai eliminar conteúdos sobre cloroquina e ivermectina

Ainda não há pesquisas científicas o suficiente para atestar a eficácia desses medicamentos

kit covid | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois do Twitter e Facebook, agora foi o Youtube que anunciou, em comunicado oficial, que não vai mais permitir a publicação de vídeos que recomendem o uso de cloroquina ou ivermectina para o tratamento da Covid-19.

Ainda não há pesquisas científicas o suficiente para atestar a eficácia desses medicamentos. O YouTube também anunciou mudanças nos seus termos de uso.

“O YouTube não permite conteúdo sobre a COVID-19 que apresente sérios riscos de danos significativos. Na plataforma, também não é permitido o envio de conteúdo que dissemine informações médicas incorretas que contrariem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou das autoridades locais de saúde sobre a COVID-19. Isso se aplica apenas a conteúdo que contradiz as orientações da OMS ou das autoridades locais de saúde”, explica a companhia.

Youtube não vai mais permitir vídeos sobre cloroquina e ivermectina (Foto: Reprodução/PolonioVideoNa prática, o serviço explica que os internautas não podem publicar clipes que incentivem medicamentos caseiros, orações ou rituais em vez de tratamentos adequados; que afirmam existir uma cara garantida contra a doença; que recomendem o uso dos remédios supracitados ou que desencorajam as pessoas a consultar um especialista médico. 

Também estão proibidos clipes que alegam existir métodos comprovados de prevenção ou que desencorajam o uso da máscara de proteção.

Há, porém, algumas exceções, incluindo produções de cunho puramente educacional. “O conteúdo que viola as políticas de desinformação apresentadas nesta página pode ser exibido caso inclua um contexto com relevância igual ou superior às opiniões que se opõem às autoridades de saúde locais, às equipes médicas ou ao consenso científico”, explica o YouTube.

“Também podemos abrir algumas exceções caso o objetivo do vídeo seja condenar ou combater as informações equivocadas que violam nossas políticas. Esse contexto precisa ficar evidente nas imagens ou no áudio do próprio vídeo. Fornecer esses detalhes no título ou na descrição não é suficiente”, finaliza. 

Segundo o YouTube, desde o início da pandemia, a plataforma já removeu 850 mil vídeos por violarem tais políticas de conteúdo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES