SEÇÕES

Temer sanciona lei que cria Universidade do Delta do Parnaíba

UFDPar será no campus de propriedade da Universidade Federal.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Michel Temer assinou hoje a lei que cria a universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no Piauí. O Projeto de Lei 5272/16 foi aprovado no Congresso no dia 20 de março e seguiu para sanção presidencial.

A assinatura aconteceu em cerimônia no Palácio do Planalto. O texto também cita a criação da Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape).

O texto original, enviado ao Congresso pela então presidente Dilma Rousseff em 2016, previa apenas a criação da instituição piauiense, mas o Senado apresentou um texto substitutivo, incluindo a universidade em Pernambuco. Ambas universidades serão um desmembramento de outras já existentes.

A UFDPar será criada no campus que hoje pertence à Universidade Federal do Piauí (UFPI), na região de Parnaíba. Em Pernambuco, os campi da Universidade Federal Rural de Pernambuco passarão a ser a Ufape, na região de Garanhuns. Está prevista a transferência automática dos cursos de todos os níveis e dos alunos regularmente matriculados nos campi.

“O primeiro passo é estruturar a universidade, com acompanhamento da universidade tutora. […] Depois de ter minimamente a estrutura, as instituições tutoras continuam apoiando até a total autonomia desse processo, que deve durar de quatro a cinco anos”, afirmou o ministro da Educação, Rossieli Soares. 



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos