Tempestade de areia enorme assusta e transforma o dia em noite em São Paulo

O fenômeno foi registrado em municípios do interior de São Paulo e de Minas Gerais.

Tempestade de areia enorme assusta e transforma o dia em noite em São Paulo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tempestades de areia atingiram na tarde deste domingo (26) diversas cidades do interior do estado de São Paulo com impressionantes imagens em municípios como Presidente Prudente, Franca, Jales, Araçatuba, Barretos, Araçatuba e outras localidades. A tempestade de poeira chegou a municípios também de Minas Gerais próximos do estado paulista. 

A enorme nuvem de poeira trouxe imagens espantosas que assustaram a população das cidades atingidas pelo fenômeno. Durante a passagem da enorme nuvem de poeira o dia chegou a virar noite com escuridão quase total em alguns municípios do interior paulista. As imagens permitem ver a areia sendo carregada pelo vento durante a tormenta. 

Tempestade de areia deixou moradores apavorados em São Paulo (Foto: Reprodução)

As estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram, em média, rajadas de 50 km/h a 60 km/h no interior de São Paulo, mas o vento foi superior em muitas cidades. O Aeroporto de Ribeirão Preto, por exemplo, chegou a ter rajadas de 92,7 km/h antes da chuva que foi muito forte e com trovoadas. 

Tempestade de areia foi um haboob

O que se testemunhou em São Paulo e Minas Gerais é que se denomina mundialmente de haboob. Um haboob é um tipo de tempestade de poeira que se forma a partir de uma tempestade comum de chuva e vento. Eles geralmente são muito grandes e podem ter milhares de metros de altura e até 160 quilômetros de largura. Durante as tempestades tradicionais, o ar frio desce para o solo e se espalha radialmente. Era o caso do interior de São Paulo que é a área com seca mais intensa neste momento no território brasileiro,  de acordo com o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA).

Quando isso acontece em uma região árida ou semiárida, o vento pode levantar poeira, formando um haboob. Haboobs se formam muito rapidamente. Em questão de segundos, eles podem reduzir drasticamente a visibilidade. Isso significa que eles representam uma ameaça para os motoristas. É importante estar alerta durante um haboob porque os ventos fortes podem derrubar árvores e linhas de energia. Estas tempestades de areia geralmente acabam em algumas horas.

As informações são do MetSul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES