Tempestade histórica alaga ruas, metrô e deixa 9 mortos em Nova York

Ao menos 7 pessoas morreram na cidade e 2 em Nova Jersey. Tormenta causa inundações, alaga e interrompe linhas do metrô e deixa estradas intransitáveis. Há alerta de tornados.

tempestade | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao menos oito pessoas morreram em Nova York e em Nova Jersey devido à tempestade tropical Ida, que já deixou seis mortes e causou um rastro de destruição no Sul do país e agora coloca os dois estados em emergência e sob alerta de tornados.

A polícia da cidade de Nova York confirmou sete mortes, incluindo uma criança de 2 anos, um homem de 50 anos e uma mulher de 48 anos que foram encontrados inconscientes dentro de uma casa na noite de quarta-feira (1º). Duas mortes foram relatadas em Nova Jersey.

Tempestada alaga ruas de Nova York - Foto: AFP

Quatro pessoas morreram em presas em seus porões (três no Queens e uma no Brooklyn), segundo o jornal "New York Post". A cidade de Nova York registrou mais chuva na quarta do que normalmente em um mês, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.

Em Nova Jersey, o corpo de um homem de 70 anos foi resgatado após o veículo em que estava ser arrastado pela água, segundo a rede de televisão CNN. A segunda morte no estado foi noticiada pela NBC.

A tormenta já causou inundações e interrompeu o funcionamento de quase todas as linhas do metrô de Nova York, que ficaram completamente alagadas. Algumas estradas estão intransitáveis e há alerta de tornados no Bronx.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, e o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, declararam estado de emergência. O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, também declarou emergência na cidade e pediu aos moradores para ficarem em casa.

Os tornados gerados pela tempestade já atingiram partes da Pensilvânia e de Nova Jersey. Ao menos nove casas foram destruídas em Mullica Hill, Nova Jersey, e o aeroporto Newark Liberty suspendeu voos.

Desde domingo (30), o Ida já causou um rastro de destruição na Louisiana, no Mississippi e no Alabama, deixando ao menos seis mortos e muito prejuízo.

Quase 1,2 milhão de residências estão sem luz em seis estados na manhã desta quinta-feira (2), segundo o site PowerOutage.us, que compila a falta de energia nos EUA:

Louisiana: 928,3 mil

Pensilvânia: 99,7 mil

Nova Jersey: 61,5 mil

Nova York: 42,9 mil

Mississippi: 37,3 mil

Connecticut: 17,9 mil

Estragos causados pela tempestade 

Furacão Ida

O Ida atingiu os Estados Unidos como um furacão de categoria 4 no domingo (30), exatos 16 anos após o Katrina devastar a Louisiana e o Mississippi e deixar 1,8 mil mortos e bilhões em prejuízos.

Com ventos de 230 km/h, o Ida foi o 5º furacão mais forte da história a atingir o continente, segundo a agência de notícias Associated Press.

O Ida foi rebaixado para tempestade tropical na segunda-feira (30), mas continuou causando estragos pelo país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES