Tempo de espera para emissão de visto dos EUA pode durar até 20 meses

Devido à pandemia de covid-19, a emissão de vistos foi restrita entre maio de 2020 e novembro de 2021.

Quem fizer seu agendamento hoje só conseguirá data para daqui a 615 dias, quase 20 meses. | Marcelo Camargo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo um levantamento realizado pelo escritório de advocacia migratória AG Immigration, sediado em Washington e especializado em questões de imigração, o Brasil atualmente ocupa a sétima posição entre os países com maior tempo de espera para obtenção de visto de turista para os Estados Unidos (EUA). O ranking foi elaborado com base em dados fornecidos pelo Departamento de Estado dos EUA e, revela que a demanda por vistos atingiu níveis recordes em quatro das cinco cidades brasileiras onde o documento pode ser solicitado.

Atualmente, o maior tempo de espera para obtenção de visto ocorre em São Paulo. Aqueles que realizarem o agendamento hoje terão uma espera de aproximadamente 615 dias, o que equivale a quase 20 meses. Em seguida, as cidades com maiores tempos de espera são Porto Alegre (507 dias), Brasília (493 dias), Rio de Janeiro (478 dias) e Recife (449 dias). De acordo com o escritório AG Immigration, apenas a capital carioca já teve uma fila ainda mais demorada no passado. Os números registrados em todas as outras cidades representam recordes de espera para obtenção de visto.

No mundo, apenas seis países registram maior lentidão: Colômbia, Haiti, México, Nepal, Canadá e Emirados Árabes. No Brasil, vistos de turismo e de negócio respondem por mais de 90% de todos os pedidos.  No caso da emissão de vistos para estudo ou trabalho, o processo geralmente é mais rápido.

Para obter o visto, os primeiros passos incluem o preenchimento de um formulário online e o pagamento de uma taxa no valor de US$ 160. Em seguida, é necessário agendar uma entrevista na embaixada em Brasília ou em um dos quatro consulados localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. O visto de turismo tem validade de dez anos, permitindo múltiplas visitas aos Estados Unidos durante esse período. 

Leia Mais

No entanto, a duração de cada estadia é determinada pela equipe de imigração no momento da chegada, geralmente não excedendo seis meses. É importante destacar que o visto de turismo não permite o trabalho ou estudo no país, apenas cursos de curta duração são permitidos.

Devido à pandemia de covid-19, a emissão de vistos foi restrita entre maio de 2020 e novembro de 2021. Durante esse período, os atendimentos foram priorizados para casos de emergência, como viagens para funerais de familiares ou tratamento médico, além dos vistos estudantis. Desde que os pedidos voltaram a ser analisados de forma geral, a demanda tem aumentado significativamente.

A embaixada dos Estados Unidos reconhece o problema e emitiu uma nota a respeito. Segundo eles, o tempo de espera para solicitar o visto de turista pela primeira vez está mais longo do que o desejado, devido à demanda gerada pela pandemia de covid-19. No entanto, eles estão trabalhando para aumentar a disponibilidade de agendamentos. Foram contratados novos funcionários, realização de horas extras e ampliação do período de isenção de entrevista para renovação de visto de 12 para 48 meses.

A embaixada diz que espera resultados positivos até as férias de julho, mas chama atenção para a alta demanda. "O Brasil foi o segundo país com maior processamento de vistos do mundo em 2022. Atualmente, entrevistamos em média mais de 6 mil pedidos de visto por dia e, em 2023, projetamos ultrapassar 1 milhão de vistos processados. Recomendamos que as pessoas planejem suas viagens com antecedência e que cada solicitante verifique no nosso site se é elegível para renovação de visto sem necessidade de entrevista, o que é um processo bem mais rápido".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES