“Tempo pode e deve ser variável quando perdemos um ente querido”, afirma psicólogo

Ele afirma que alguns podem desenvolver o luto em alguns dias, e outros demorarem meses para conseguir por completo.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A perda de um ente querido é sempre um choque para as famílias, principalmente decorrido de uma tragédia. O Piauí termina a semana registrando catástrofes, como a colisão na BR-316, onde um caminhão tanque e ônibus acarretaram na morte sete pessoas carbonizadas.

São famílias inteiras que entram em um profundo luto. Uma pesquisa polêmica de psiquiatras norte-americanos afirma que se o luto durar mais de duas semanas será considerado depressão. Porém, existem controvérsias, pois o luto deve ser levado também por questões individuais. Por isso, o tempo pode e deve ser variável.

É o que afirma o psicólogo Iury Viana. “O luto é um processo onde a pessoa vai elaborar a perda que teve em algum momento de sua vida. Não existe uma fórmula para superação deste luto, já que ele vai depender da vida psíquica e afetiva dos seres envolvidos”, conta.

Ele afirma que alguns podem desenvolver o luto em alguns dias, e outros demorarem meses para conseguir por completo. E que o luto envolve vários sentimentos ao mesmo tempo, sendo difícil afirmar quais são, devido a uma série de fatores.

Ainda assim, podem-se classificar cinco fases do luto, diz o psicólogo. “Em negação, como no caso da não aceitação da morte. Raiva ou revolta, barganha, depressão, a fase em que se vai desenvolver a tristeza. A fase final é a de aceitação, onde se aceita a morte e todo o processo envolvido”, explica.

É na fase da depressão, um dos momentos mais graves do luto, em que o indivíduo entra em conflito entre se isolar com a sua dor, e ter que continuar seguindo sua vida.

Mortes relacionadas à depressão crescem 705%
Segundo o Departamento de Informática do SUS (DATASUS), em 16 anos, o número de mortes relacionadas com depressão cresceu 705% no Brasil.

Além disso, os maiores índices estão na faixa etária com pessoas de mais de 60 anos e pioram depois dos 80. São dados assustadores, pois a depressão pode atingir pessoas de diferentes idades, e não somente com o luto.

E são problemas que ocorrem das mais diferentes formas, fato que aconteceu com a estudante Suynara Mônica. Ela conta que seus questionamentos começaram com sua falta auto-estima e insegurança.

“No princípio da minha depressão, sentia uma angústia, um vazio que nada era capaz de preencher, tinha muitas crises de choro”, diz.

A estudante conta que sentia algo de errado, e fez o que os especialistas recomendam, mas que tratou de um diferencial. “Quando percebi que isso estava me levando ao fundo do poço, decidi procurar ajuda.

Fiz acompanhamento psicológico e tomei remédio, mas a minha força de vontade me fez dá a volta por cima e me recuperar”, afirma emocionada. Suynara conseguiu reagir, mas nem todos conseguem.

A importância da ajuda profissional
O psicólogo Iury faz uma séria crítica à sociedade, que hoje não permite que o indivíduo esteja de luto. “Não é mais permitido expressar sentimentos de desespero, e a morte é uma coisa que deve ser ocultada.

Hoje em dia ouvmos frases como ‘Não fica triste, vamos sair para esquecer isso’ ou ‘não chore mais por isso’, o que não é correto, já que a pessoa não vai elaborar o seu luto, mas sim mascarar o sentimento que está dentro de si”.

Segundo o psicólogo, esse tipo de atitude é uma das formas que ocasiona a depressão. Entretanto, não se pode ver tudo com doença. “A depressão se tornou algo banalizado.

Mas deve-se atentar que essa psicopatologia não envolve apenas o aspecto da alteração do humor, mas sim, uma gama de sintomas cognitivos, psicomotores e vegetativos”, explica.

Mas a vida tem solução. Antes de tudo, o indivíduo deve procurar ajuda. “O mais indicado é dar um suporte para essas pessoas, permitir que elas expressem todos os sentimentos que elas têm, para no fim elaborar todas as questões referentes a morte/luto”, finaliza o psicólogo.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES