Tempo seco e baixa umidade contribuem para surgimento do “olho seco”

Poluição, vento, uso excessivo de ar condicionado e lentes de contato também podem ocasionar a doença

Tempo seco e baixa umidade contribuem para surgimento do “olho seco” | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os teresinenses já começaram a sentir os primeiros efeitos do período mais quente do ano, o B-R-O BRÓ. A alta temperatura na cidade e a baixa umidade do ar trazem perigos para o corpo todo, como o surgimento da síndrome do olho seco.

Segundo o oftalmologista Mateus Vilar, até o final do ano, os teresinenses devem redobrar a atenção com a lubrificação dos olhos, pois nesse período podem ocorrer alterações na qualidade do filme lacrimal. 

“A lágrima é a grande responsável por alimentar, proteger, oxigenar e limpar a superfície dos olhos. Elas ainda mantêm lisa a córnea, que é a lente externa do olho e uma das estruturas oculares responsáveis pela refração. O tempo mais seco contribui na evaporação da camada aquosa da lágrima, trazendo vários problemas e agravando a síndrome do olho seco”, ressalta.

Segundo o oftalmologista Mateus Vilar, até o final do ano, os teresinenses devem redobrar a atenção com a lubrificação dos olhos - Foto: Divulgação/Ascom

Outros fatores estão diretamente relacionados ao surgimento do olho seco como poluição, vento, uso excessivo de ar condicionado e lentes de contato. “Coceira, queimação, olhos vermelhos e irritados, visão embaçada que melhora com o piscar, lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e desconforto após uso de aparelhos eletrônicos”, são alguns dos sintomas elencados pelo oftalmologista.

Mulheres são mais afetadas

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a síndrome do olho seco afeta mais as mulheres, três mulheres para cada homem sofrem com a doença. O especialista explica que uma das causas são os hormônios sexuais femininos, além de outros fatores.

“Nas mulheres verificamos alteração na córnea durante o ciclo menstrual, na gravidez e na menopausa. São variações na espessura, hidratação, curvatura e também na sensibilidade. Outros fatores são o contato da mucosa ocular com cosméticos, o uso prolongado de pílula anticoncepcional e o uso maior de lentes de contato pelas mulheres. O risco de desenvolver olho seco aumenta três vezes com o desgaste das lentes de contato, isso porque as lentes aumentam a evaporação da lágrima”, pontua.

O tratamento da doença normalmente é feito associando medidas de controle ambiental ao uso de lágrimas artificiais. Porém, há casos que são necessários outros recursos, como suplementação dietética, procedimentos como a Pulsação Térmica (LIPI FLOW), entre outros. Em todos os casos, tanto o diagnóstico como o tratamento adequado deve ser indicado por um oftalmologista”, pontua o profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES