Tempo seco pede atenção com alergias oculares

A conjuntivite alérgica sazonal é frequente nos meses mais secos do ano

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tempo seco e mudanças bruscas de temperatura são comuns nesta época do ano, propiciando o surgimento de diversas doenças, como a conjuntivite alérgica – inflamação da membrana que reveste a parte externa do globo ocular, chamada de conjuntiva, e que pode ser causada por excesso de poeira, poluição, ácaro, pelos de animais e outras partículas que possam entrar em contato com os olhos.

“Há vários tipos de alergias oculares que obedecem ao padrão de sazonalidade, como a ceratoconjuntivite primaveril, que é um caso mais grave e pode até mesmo comprometer a córnea e a visão. Entretanto, os casos mais comuns são os mais leves, como os de conjuntivite alérgica sazonal”, explica a Dra. Myrna Serapião, oftalmologista.

Sintomas, tratamento e prevenção

As conjuntivites alérgicas não são doenças contagiosas, ou seja, não são transmitidas de uma pessoa para outra, o que é diferente das infecciosas, causadas por vírus e bactérias, e altamente transmissíveis.

Entre os principais sintomas dos tipos alérgicos da doença estão coceira, sensação de areia nos olhos, inchaço das pálpebras, lacrimejamento, olhos avermelhados e fotofobia. Ao sinal das primeiras manifestações, o ideal é procurar um oftalmologista, que irá identificar o tipo de conjuntivite e indicar o melhor tratamento, que na maioria dos casos é feito com o uso de colírio.

“Como prevenção é importante manter o ambiente doméstico sempre limpo e livre de poeira e umidade, e evitar agentes inespecíficos como poluição e fumaça. O uso de colírios de lágrimas artificiais também pode ajudar no controle dos sintomas”, finaliza a especialista .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES