Tempo seco pode favorecer contágio de Covid-19 no Piauí

A previsão da meteorologia é de baixa umidade relativa no ar nos próximos meses no Piauí

Médico | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o fim do período chuvoso, uma das características típicas do clima do Piauí é o predomínio do tempo mais seco nos meses seguintes. Essa ocorrência ocasionada pela diminuição da umidade relativa do ar facilita a propagação de incêndios e afeta a saúde da população.

Sônia Feitosa, meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), aponta que o tempo ensolarado e seco vai até o final de novembro com a prevalência das massas de ar seco. "A massa de ar seco não tem umidade e nuvens. O ar fica muito seco e por isso fica mais fácil a ocorrência incêndios, além de facilitar a alta das temperaturas. Na época mais seca do ano, quanto mais alta a temperatura, mais baixa é umidade relativa do ar", explica.

Na semana passada, a Semar emitiu um alerta devido uma massa de ar seco que provocou baixa umidade relativa do ar abaixo de 30%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a umidade do ar ideal compreende a faixa entre 50 e 80%. A tendência para o Piauí é uma queda acentuada nos próximos meses.A região que será mais afetada, de acordo com a meteorologista, compreende a região do extremo sul do estado.

Com esse clima mais seco, ocorre a redução da hidratação dos pulmões, agravando a situação de quem tem problemas como asma, bronquite e pneumonia. Neste ano, há outro agravante: a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que em casos críticos, ataca diretamente o aparelho respiratório.

Braulio Dyego, médio pneumologista - Foto: Divulgação

Braulio Dyego Martins, pneumologista e presidente da Associação Piauiense de Pneumologia e Cirurgia Torácica explica que a atual época do ano causa um “ressecamento” do ar que pode ocasionar diversos sintomas no organismo, exacerbar doenças pulmonares pré-existentes e facilitar infecções respiratórias.

"A baixa umidade provoca irritação ocular, nasal, dor de garganta, tosse e falta de ar, podendo provocar sintomas graves em asmáticos e pacientes com doenças pulmonares crônicas", disse o pneumologista.

O médico reforça que para se proteger é de extrema importância manter-se sempre bem hidratado, umidificar o ambiente através de umidificadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. Além disso, deve-se evitar exercícios físicos ao ar livre nos períodos do dia de menor umidade (10h da manhã às 16h da tarde).

O especialista lembra de medidas que podem tratar e ajudar quem sofre com as consequências do clima seco "Em caso de irritação ocular ou nasal, utilizar soro fisiológico para umidificação. Pacientes com sintomas graves, principalmente tosse e falta de ar, é recomendado procurar assistência médica. Lembrando que neste período o “ressecamento “ das vias aéreas pode facilitar infecções respiratórias, até mesmo da COVID-19", frisa Bráulio Dyego.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES