Temporal causa 16 mortes, soterrados e inundações na Baixada Santista

Entre os mortos estão um casal que foi soterrado em São Vicente e um bombeiro que atuava num resgate em Guarujá. Segundo a Defesa Civil, seis pessoas estão desaparecidas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizada ás 18h16

O Corpo de Bombeiros divulgou, no começo da tarde desta terça-feira (3), que existem 32 pessoas desaparecidas após os deslizamentos de terra que ocorreram na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, devido ao forte temporal que atingiu a região. A Defesa Civil do Estado de São Paulo já registrou a morte de dezesseis pessoas, sendo dois bombeiros que trabalhavam nas buscas pelas vítimas.

Veja onde ocorreram as mortes:

  • Guarujá: 14 mortes
  • Santos: 1 morte
  • São Vicente: 1 morte

Em 24h choveu mais de 100 mm em todas as nove cidades da Baixada Santista. Foram 300 mm no Guarujá, 222 milímetros em Santos e 187 mm em São Vicente. Segundo o Inmet, o normal esperado para o mês de março no Guarujá são 277 mm - ou seja, já choveu mais que o esperado para o mês na cidade.

"O Corpo de Bombeiros atua nas ocorrências de Santos, Guarujá e São Vicente. Infelizmente constatamos, às 13h55, 13 óbitos, 45 desaparecidos, oito locais, sendo quatro em Santos, dois em São Vicente e dois em Guarujá, com 113 bombeiros trabalhando e 31 viaturas. Permanecem no local e só sairão após a localização de todas as vítimas e e deixar todos os locais em segurança", disse o capitão e porta-voz do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Marcos Palumbo.

Santos

Em Santos, uma mulher de 30 anos morreu em um deslizamento no Morro do Tetéu. Outras vítimas foram socorridas com ferimentos nos morros do Fontana e São Bento, segundo a Prefeitura de Santos.

Na cidade, diversos pontos de alagamentos foram registrados e o tráfego foi bloqueado em diferentes vias, com as avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes, na Zona Noroeste.

Defesa Civil

O Coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Walter Nyakas Junior, está na região para se reunir com prefeitos e avaliar as primeiras necessidades.

Dados do Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado indicam que o acumulado nas últimas 12 horas de chuvas no Guarujá foi de 282 mm, em Santos de 218 mm, em Praia Grande 170 mm, São Vicente 169 mm e Mongaguá 160 mm, Cubatão 132 mm e Itanhaém e Bertioga o acumulado foi de 110 mm.

A previsão para toda a terça-feira é de chuva moderada a forte em todo o litoral São Paulo, isso inclui toda a região da Baixada Santista devido a formação de uma área de baixa pressão no litoral de São Paulo e a circulação dos ventos nos altos níveis da atmosfera.

Reprodução

Veja onde ocorreram as mortes:

  • 2 mortes na Rua Saturnino de Brito, no Parque Prainha, em São Vicente
  • 1 morte na Rua Pêro Lopes de Souza, 66 - São Vicente
  • 2 mortes na Rua Uruguai, no Jardim Centenário, em Guarujá
  • 3 mortes no Morro do Macaco Molhado, em Guarujá
  • 1 morte na Vila Baiana, em Guarujá
  • 1 morte na Rua das Pedras, no bairro Caneleira, em Santos
  • 2 mortes que ainda foi divulgada a cidade



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES