Temporal com granizo atinge Sertão de Pernambuco e causa destruição

A agência diz que a ocorrência de precipitação de granizo é rara, mas praticamente nos últimos anos tem-se pelo menos uma notícia deste tipo de precipitação em alguma localidade do Sertão ou do Agreste.

Temporal com granizo atinge Sertão de Pernambuco e causa destruição | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Custódia, no Sertão de Pernambuco, foi surpreendida na tarde de segunda-feira (28) com um temporal que causou forte ventania e até chuva torrencial com granizo. O vento chegou a derrubar o teto de um posto de gasolina, no bairro do Matadouro, e, segundo relatos, alguns bairros e imóveis chegaram a ficar sem internet ou energia. 

A balconista Natalia Rodrigues Moura, 33 anos, recorda que a última vez que caiu granizo no município foi há muitos anos. "Todo mundo da cidade viu. O medo maior foi a ventania, porque a tempestade foi muito forte. Tem muita coisa destruída, posto de gasolina e casas", contou.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Custódia foi a cidade onde mais choveu em Pernambuco nas últimas 24 horas. No recorte de tempo das 7h50 da segunda-feira até às 7h50 desta terça-feira (29), o município acumulou 12,25 mm de precipitação. 

Por que choveu granizo?

A Apac informou, por nota, que nesta época do ano as temperaturas estão elevadas no Sertão e um aumento significativo de umidade favoreceram a ocorrência de movimentos verticais fortes, provocando o surgimento de nuvens do tipo cumulonimbus. 

"Esse tipo de nuvem tem grande desenvolvimento vertical e dentro dela há formação de cristais de gelo, que dependendo da velocidade de precipitação caem ainda em forma de pedras de gelo, dando origem assim a precipitação de granizo", explicou.

A agência diz que a ocorrência  de precipitação de granizo é rara, mas praticamente nos últimos anos tem-se pelo menos uma notícia deste tipo de precipitação em alguma localidade do Sertão ou do Agreste.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES