Terapeuta dá dicas de como cuidar dos idosos em tempos de isolamento

Marcia Fonseca, terapeuta ocupacional da Intermed, destacou três eixos de atividades que são imprescindíveis para os idosos se manterem ativos durante o isolamento.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com esse cenário de pandemia da COVID-19 e a necessidade de isolamento social, a família se tornou o maior suporte emocional, afetivo e social da pessoa idosa. Para que os idosos consigam se adaptar bem a esse momento é importante manter a rotina e, principalmente, a independência nas tarefas do cotidiano.

Marcia Fonseca, terapeuta ocupacional da Intermed, destacou três eixos de atividades que são imprescindíveis para os idosos se manterem ativos durante o isolamento.

“Na reorganização da rotina é importante ter o autocuidado com a higiene e a alimentação do idoso. Nas rotinas produtivas deve-se incluir o uso de internet, exercícios físicos e afazeres domésticos. Se faz necessário ainda incluir atividades que deem prazer em conjunto com a família, pois elas ajudam a minimizar o desconforto do isolamento e fortalecer laços”, disse.

Reprodução - Marcia Fonseca

Marcia explicou também que é preciso estipular tempo e horário para que o idoso possa se atualizar com noticiários. “É importante que esse tempo consumindo notícias seja curto para não comprometer a saúde mental e acabe alimentando sentimentos de medo, ansiedade e desesperança”, alertou.

Ainda de acordo com Marcia, existem algumas atividades que podem ajudar na estimulação cognitiva dos idosos. “Os jogos de tabuleiros, memória, caça palavras são atividades que, além de estimular a memória, contribuem para aumentar o tempo de convivência do idoso com a família”.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES