Terceiro arcebispo mais poderoso do vaticano é condenado por pedofilia

George Pell já foi o terceiro homem mais poderoso do Vaticano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Arcebispo George Pell, que já foi o terceiro homem mais poderoso do Vaticano e católico mais graduado da Austrália, foi considerado culpado de abuso sexual infantil após um julgamento em Melbourne.

Um júri proferiu o veredicto unânime em 11 de dezembro no tribunal de condado de Melbourne, mas o resultado foi sujeito a uma "ordem de supressão" e não pôde ser relatado até esta segunda-feira, e só agora revelado. Um julgamento sobre o mesmo caso já havia sido iniciado em agosto.

Pell, de 77 anos, ex-tesoureiro da Santa Sé, foi considerado culpado de abusar sexualmente de cinco menores com menos de 16 anos de idade entre 1996 e 1997 na Catedral de St Patrick, em Melbourne, onde era arcebispo.

O Papa Francisco, que já elogiou Pell por sua honestidade e combate ao abuso sexual infantil, ainda não reagiu publicamente ao julgamento. No entanto, dois dias após o veredicto não declarado em dezembro, o Vaticano anunciou que três cardeais, entre eles Pell, foram removidos do grupo de conselheiros do Pontífice.

Pell comandou por três anos a Secretaria de Economia da Santa Sé, e tinha a missão de supervisionar as finanças e erradicar a corrupção no Vaticano. Era, assim, um dos religiosos mais influentes na cúpula de Francisco.

O caso Pell tem origem nas investigações de uma unidade especial da polícia de Victoria a partir de informações de uma comissão parlamentar. Segundo dados da investigação publicados em fevereiro, 7% dos padres católicos eram suspeitos de abuso sexual contra menores na Austrália entre 1950 e 2010, mas jamais foram oficialmente denunciados.

No total, mais de 4 mil supostos incidentes foram relatados às autoridades eclesiásticas e, em algumas dioceses, até 15% dos padres acabaram envolvidos em denúncias de abusos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES