Teresina adere ao Programa Pré-Natal Masculino

Programa incentiva a prevenção em saúde masculina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Incentivar a participação do pai no pré-natal e os cuidados com a saúde entre a população masculina é o objetivo do programa pré-natal masculino, que funciona há cinco meses na Unidade Básica de Saúde do Vale do Gavião. Teresina é uma das 20 capitais do país a aderir ao programa, que é desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O cuidado com a saúde do pai se inicia com a primeira consulta da gestante. Eles são incentivados a acompanhar a parceira e na oportunidade também passam por uma consulta, em que são pedidos exames de sangue como hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia e insulina, além de testes de HIV, sífilis e hepatite B. Outros exames podem ainda ser pedidos, de acordo com o que o médico observa no exame físico. Há ainda o encaminhamento para o atendimento odontológico e atualização das vacinas se necessário.

Além do programa Pré-natal masculino, a FMS realiza um trabalho com todos os homens entre 20 e 59 anos por meio do programa Saúde do Homem, que faz parte de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e tem como intuito contribuir para a redução da morbidade e mortalidade desta camada da população.

O médico Robespierre Bastos, da equipe 279 da Estratégia Saúde da Família, conta que o maior desafio foi incentivar os homens da comunidade a participar do programa. “Em média, o homem morre sete anos e meio mais cedo que a mulher. Isso porque a cultura masculina é de buscar apenas a medicina curativa, esquecendo-se dos serviços de promoção à saúde e prevenção das doenças”, conta ele. “Queremos engajar os homens no acompanhamento da gestação e do parto de suas parceiras e nos cuidados da criança faz com eles também cuidem da própria saúde”, afirma o médico. 

Para isso, foi realizado um trabalho de educação em saúde, por meio de palestras, rodas de conversa e reuniões com a comunidade, para convocar essa parcela da população a frequentar os serviços básicos de saúde. Robespierre Bastos conta que a equipe encontrou certa dificuldade no início, mas que o trabalho foi dando resultado e atualmente a aceitação tem sido muito boa.

“Um das principais motivos que eles alegavam era a questão do horário, pois trabalhavam o dia inteiro e não sobrava tempo para ir à UBS. Mas esclarecemos que, caso seja preciso faltar, eles receberão um atestado médico para apresentar no local de trabalho”, diz Robespierre. “É muito importante que o homem esteja atento à prevenção de doenças. Além disso, ele é incentivado a manter hábitos saudáveis como prática de atividade física pelo menos 30 minutos por dia, alimentação balanceada, sexo sempre com camisinha e não fumar”, finalizou ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES