Teresina amplia número de vagas para crianças com menos de 4 anos

Foram construídas novas creches e salas e aula

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou esta semana que no Piauí 70,5% das crianças menores de quatro anos não estão matriculadas em creches e escolas. No contraponto, a Prefeitura de Teresina aponta para uma mudança de cenário na Educação Infantil da capital e mostra outra realidade com vagas para todas as crianças de quatro anos e o registro de mais de 7 mil crianças de três anos frequentando a escola.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Teresina universalizou ainda em 2016 a educação para quatro e cinco anos de idade.

“Para isso, utilizamos a estratégia de priorizar as matrículas desta faixa etária, abrindo vagas para crianças menores somente em segundo momento. Já em 2017, o grupo prioritário abrangeu também crianças de três anos”, explica a secretária executiva Irene Lustosa.

 (Crédito: Reprodução)
(Crédito: Reprodução)

Com a construção de novas creches e salas de aulas para atender as necessidades apontadas em anos anteriores, a capital registra hoje um total de 22.871 alunos matriculados na Educação Infantil, sendo 15.574 com idade de quatro e cinco anos, e mais 7.297 de até três anos. Os alunos estão distribuídos em 151 Centros Municipais de Educação Infantil.

Irene destaca que o avanço nas matrículas cumpre metas prioritárias dos planos nacional e municipal de Educação. As metas estabelecem o ano de 2024 para os municípios garantirem vagas para 50% das crianças de três anos. Otimista, a secretária executiva da Semec fala em avançar para a faixa etária de dois anos.

“Teresina está a frente no cumprimento das metas. Já garantimos bem mais que a metade das crianças de três anos na escola. Com a construção de mais 17 CMEIs, o prefeito vai trazer novas vagas para dois anos e até para bebês a partir de 6 meses, com berçários”, anunciou.

Fonte: Portal Meio Norte