Teresina aplica mais de 3.340 doses no dia D da multivacinação

Ao todo, o Ministério da Saúde oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes, cujo calendário é elaborado a partir de estudos

Teresina aplica mais de 3340 doses no dia D da multivacinação | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um total de 3.346 doses de vacina foram aplicadas no último sábado (16), dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para a Atualização da Caderneta de Vacinação de Crianças e Adolescentes. A mobilização segue até o dia 29 de outubro em todas as salas de vacina da capital.

Neste dia, 19 Unidades Básicas de Saúde abriram exclusivamente para atender crianças e adolescentes até 15 anos que estavam com doses atrasadas de qualquer um dos imunizantes previstos no calendário desta faixa etária. O local que mais vacinou foi a UBS do Saci, com 366 doses aplicadas, onde também aconteceu a abertura oficial com representantes do Ministério da Saúde.

Neste dia, 19 Unidades Básicas de Saúde abriram exclusivamente para atender crianças e adolescentes até 15 anos - Foto: Divulgação/Ascom

“Aqueles que perderam o dia D no último sábado podem se dirigir a uma UBS qualquer dia da semana e garantir as doses que seu filho precisa”, orienta a técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, Ayla Calixto. Ela conta que, aos fins de semana, a FMS mantém quatro salas abertas das 7h às 19h para atender os filhos de pessoas que não puderam ir durante a semana: UBS Parque Brasil (zona Norte), UBS Porto Alegre (zona Sul), UBS Santa Isabel (zona Leste) e UBS Renascença (zona Sudeste).

A multivacinação é uma estratégia onde em um único momento são oferecidas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, facilitando assim a ida dos pais ou responsáveis ao serviço de saúde para atualização das vacinas das crianças e dos adolescentes. Ao todo, o Ministério da Saúde oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes, cujo calendário é elaborado a partir de estudos que demonstram como uma vacina pode proporcionar o máximo de eficácia e proteção contra as doenças imunopreveníveis.

Doses administradas em intervalos inoportunos ou com número de doses insuficientes podem prejudicar o objetivo do programa de vacinação, uma vez que a proteção individual e coletiva passa a não ser alcançada e, com isso, as doenças que foram eliminadas podem retornar ou mesmo ter mudanças no seu comportamento epidemiológico, passando a acometer também adolescentes e adultos jovens.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES