Teresina: casos de AIDS se concentram na população de 20 a 34 anos

O primeiro caso de AIDS foi registrado no ano de 1986.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vem desenvolvendo, durante todo o mês de novembro, atividades alusivas ao Dia Mundial de luta contra AIDS. O Dia D das atividades alusivas acontece em 1º de dezembro, de 8h às 12h, com uma grande mobilização no Shopping da Cidade, Centro da capital, com panfletagem, distribuição de insumos de prevenção, realização de teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

 “Queremos reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS, por meio da educação em saúde”, fala Andrea Fernanda Lopes, coordenadora do Programa de DST/AIDS da capital.  

Ela diz ainda que em Teresina, o primeiro caso de AIDS foi no ano de 1986 e até o dia 6 de novembro de 2015 foram registrados 3.116 casos, sendo que 2.261 são em homens (72,5%) e 855 casos são em mulheres (24,4%). Em relação à exposição sexual os casos são liderados por heterossexuais (1.597), seguido de homossexuais (590) e bissexuais (444). Sobre a idade, em Teresina, a faixa etária que concentra mais casos de AIDS é na população de 20 a 34 anos de idade (1.921), seguida da população com idade de 35 a 49 anos (1.344).

O Dia Mundial da AIDS é lembrado em todo o mundo no dia 1º de dezembro e segue critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde alerta para o crescente aumento do número de casos de AIDS na faixa etária de 15 a 29 anos, uma população jovem, principalmente para homens que fazem sexo com homem. Vale lembrar que a epidemia está se estabilizando no mundo devido ao tratamento.

“A sobrevida de pessoas com AIDS aumentou, mas isso não significa que deixemos de fazer esforços para controlar a doença que é invisível e que o modo de transmissão principal é o sexo sem preservativo. Cabe a toda a sociedade e governos fazerem esforços conjuntos para o controle da epidemia de AIDS”, destaca Andrea Fernanda Lopes



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES