Teresina é eleita uma das 4 cidades com melhor iluminação pública do Brasil

O trabalho de modernização - substituição de luminárias antigas por lâmpadas de LED - foi realizado em 20 meses, gerando redução de 72% no gasto mensal.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A capital Teresina foi eleita uma das quatro cidades do Brasil com melhor desempenho na modernização da iluminação pública, e será destaque nacional no Fórum da Associação das Concessionárias de Iluminação Pública, que acontece nesta terça-feira (27), em São Paulo (SP).

Em Teresina, o serviço de iluminação pública é conduzido pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), por meio do consórcio Teresina Luz. O trabalho de modernização – substituição de luminárias antigas por lâmpadas de LED – foi realizado em 20 meses, gerando redução de 72% no gasto mensal com iluminação dos espaços públicos.

Em Teresina, o serviço de iluminação pública é conduzido pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) Foto(Ascom/ETURB)Se antes, o município de Teresina precisava investir mensalmente R$ 3,2 milhões com iluminação, hoje o custo fica em torno de R$ 1,3 milhão. O impacto positivo na receita do município é resultado de um empenho da gestão do prefeito Dr. Pessoa.

“Todo o investimento feito, sobretudo com muito trabalho, propiciou essa economia aos cofres públicos, no entanto, o principal resultado dessa modernização da iluminação pública é o bem-estar e segurança da população de Teresina”, ressalta o prefeito.

O sistema de iluminação pública de Teresina é coberto por telegestão da rede (sistema desenvolvido a partir de uma rede de comunicação sem fio) em 20% dos pontos. Por meio da telegestão, é possível programar o acionamento e o desligamento das lâmpadas de LED, identificar falhas, como lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia, e regular a intensidade da luz emitida. Somado a isso, as equipes de manutenção não precisam se deslocar para detectar possíveis erros, uma vez que o sistema envia notificações.

Há ainda a perspectiva de que a cobertura por telegestão seja ampliada, com o projeto estruturado pela Caixa Econômica Federal.

Segurança pública

A modernização da iluminação já apresenta resultados na segurança pública de Teresina. Segundo o presidente da Eturb, João Duarte, dados da Secretaria de Segurança do Piauí indicam que o índice de criminalidade na capital caiu em 38%. Espaços públicos da cidade, como praças e parques, se tornaram mais frequentados.

“Essa informação fornecida pela Delegacia Geral comprova que não é só a sensação de segurança que aumentou, a boa iluminação também está desestimulando a investida dos criminosos”, afirma o presidente da Eturb.

Teresina Luz

A Teresina Luz é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) constituída especialmente para a execução do contrato de concessão administrativa para prestação dos serviços de iluminação pública, compreendendo a expansão, modernização, eficientização e operação do parque luminotécnico da cidade de Teresina, pelo período de 20 anos.

Fórum nacional

O evento que acontece nesta terça-feira (28) em São Paulo terá a participação de representantes de instituições do governo, profissionais do setor e representantes de empresas nacionais e multinacionais, para debater perspectivas, a legislação e a regulação de novas tecnologias nos sistemas de iluminação pública no Brasil.

Na ocasião, será lançada a 3ª Edição do Panorama da Participação Privada no Setor Iluminação Pública, que traz números inéditos relacionados ao tema.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES