Teresina e Luzilândia com alerta vermelho para cheias

Sinal laranja foi emitido para a Bacia do Parnaíba

Encontro dos rios | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A região do Vale do Parnaíba está em situação de alerta laranja para enchentes. Em Teresina e em Luzilândia o alerta já está vermelho. A situação acende o sinal para o risco de enchentes, em cota de alerta. A informação é do relatório do Serviço Geológico Brasileiro (CPMR).

Embora a magnitude dos rios salte aos olhos de quem passa pelas pontes entre Teresina e Timon, a meteorologista Sônia Feitosa, chefe da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), acredita que as águas não atinjam a pista da Avenida Raul Lopes.

Crédito: Raíssa Morais.

Ela conta que o leito do rio está marcando 10,5 m. “Para atingir a Avenida Raul Lopes, próximo aos shoppings, teria que atingir os 14 m”, contabiliza. No entanto, mais chuvas estão previstas. “Vamos ter mais chuvas ao longo da semana, mas no domingo o tempo pode dar uma melhorada e diminuir as precipitações. Mas é aquela coisa. Já choveu muito, o solo já perdeu a capacidade de absorção da água. Tudo o que chover agora vai contribuir para alagamentos”, alerta.

Em termos de Piauí, as regiões mais perigosas no momento são no entorno de Luzilândia, Barras e Miguel Alves. Os Rios Parnaíba e o afluente Longá estão com correntezas fortes nas região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES