Teresina é pioneira em possibilitar consulta de infrações pela web

Ao receber a multa, alguns condutores podem ficar com dúvidas em relação a autuação, e para esclarecê-las solicita as imagens registradas por estes equipamentos

Imprudência no trânsito de Teresina gera multa | Crédito: Efrém Ribeiro/Arquivo MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As multas registradas por radares somam no período de janeiro a março deste ano, 74% das autuações de trânsito. São infrações de excesso de velocidade, conversões à esquerda, avanço de semáforo, parada sobre a faixa de pedestre e por transitar na faixa exclusiva de ônibus. Ao receber a multa, alguns condutores podem ficar com dúvidas em relação a autuação, e para esclarecê-las solicita as imagens registradas por estes equipamentos. Em alguns casos, as fotografias ao passarem pela impressão podem perder a qualidade.

Para dar mais transparência aos motoristas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) conta com um recurso inovador em seu site, que disponibiliza em melhor qualidade, o acesso às imagens das notificações de autuações de trânsito registradas por meio dos equipamentos eletrônicos. Dessa forma, os condutores poderão esclarecer suas dúvidas e se necessário, dar entrada em recursos.

A plataforma foi desenvolvida através de um trabalho conjunto realizado pela Strans e pela Empresa de Processamento de Dados de Teresina (Prodater). O diretor de Trânsito e Sistema Viário, José Falcão, ressalta a importância do trabalho para mostrar à população que as multas são aplicadas nos casos em que há desrespeito às leis de trânsito. Com a conscientização dos condutores, os riscos de acidentes diminuem.

“Destacamos que a cidade de Teresina é pioneira nessa transparência de dados. Entre as várias cidades que consultamos no Brasil, nenhuma dispõe deste serviço. Estamos inovando e mostrando que a população deve respeitar às leis de trânsito e quem tiver errado será punido conforme o Código de Trânsito Brasileiro, com total transparência. A fiscalização tem o objetivo de em número e em severidade os acidentes. Assim, buscaremos um trânsito mais seguro e humano”, pontua o diretor.

O presidente da Prodater, Eduardo Aguiar, ressaltou que no trabalho foi utilizado o que há de mais moderno em tecnologia para impulsionar a transparência. “Foi desenvolvida essa aplicação web onde o cidadão pode consultar as imagens das infrações. O objetivo disso é dar mais transparência, já que o cidadão poderá verificar as imagens. Se ele achar que ele não cometeu a infração, ele terá uma facilidade maior na hora de apresentar o recurso junto à Strans. A ferramenta já está disponível para o cidadão e tem sido bastante acessada todos os dias. A orientação do prefeito é que a gente use a tecnologia para atender a demanda dos cidadãos e dar mais transparência”, frisou.

A fisioterapeuta, Bruna Maria, utilizou a ferramenta para verificar a imagem da infração que cometeu. “Achei o acesso bem prático. Rapidamente tive acesso à fotografia feita pelo radar e confirmei meu erro ao invadir a faixa exclusiva para ônibus. Gostei desse novo recurso porque a gente pode tirar as dúvidas, se cometemos mesmo a infração ou não, de forma mais rápida e menos burocrática”, comentou.

Ferramenta possibilita acesso fácil e rápido

Nos últimos 30 dias foram registrados cerca de 580 acessos na página do recurso de Consulta de Multas. A ideia da criação dessa ferramenta surgiu a partir do grande número de solicitações de imagens feitas pela população. De acordo com José Falcão, assim que a pessoa recebe a autuação, já pode acessar de imediato as fotografias no site.

“Nos exames laboratoriais as pessoas consultam o resultado pela internet, não precisando mais ir até o local. Nós adaptamos esse tipo de solução para a nossa realidade. As pessoas ao receber uma determinada notificação já vai ter acesso a essas imagens e poderá comprovar que de fato houve uma autuação. Caso o indivíduo tenha alguma coisa a questionar, com esse recurso, ele vai ter mais um meio de visualizar de forma direta a imagem e com isso também vai poder as usar para suas defesas, caso ela julgue necessário”, declara o diretor.

Eduardo Aguiar lembrou ainda que um aplicativo para celular está sendo finalizado pela Prodater para dar um suporte a mais aos cidadãos e que terá uma ferramenta a mais para facilitar a vida dos teresinenses. “Já estamos desenvolvendo um aplicativo do celular onde, além do cidadão poder verificar as imagens, ele vai poder, por meio do aplicativo, entrar com um recurso para recorrer a multa, caso ele ache que não cometeu a infração, sem necessidade de ir à Strans”, adianta.

Os condutores podem acessar as imagens tanto pelo site da STRANS http://strans.teresina.pi.gov.br/consulta-multas/, como pelo endereço http://consultamultas.teresina.pi.gov.br. Ao entrar no site, os condutores deverão digitar o número do auto de infração, existente na notificação de autuação, ou no extrato de multas do veículo e o número da placa do veículo autuado.

O superintendente da STRANS, Carlos Augusto Daniel Júnior, explica que o recurso foi implantado há pouco tempo e que está em fase de acompanhamento. “Estamos analisando o desempenho dessa nova ferramenta durante essa fase inicial. Caso as pessoas tenham alguma dificuldade ou o site apresente problemas, podem entrar em contato com nossa equipe que estará à disposição”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES