Teresina é selecionada para integrar rede Urban95 com ações na 1ª infância

O município receberá suporte e acompanhamento para construir diagnósticos sobre a primeira infância.

ty | dhy
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina integrará a rede Urban95 e, para marcar o início desta parceria, participou nesta quarta-feira (28), de webinar de boas-vindas com outros dez municípios que passaram a fazer parte do programa em 2021 com ênfase na expertise das cidades de Jundiaí (SP) e Fortaleza (CE).

O município receberá suporte e acompanhamento para construir diagnósticos sobre a primeira infância, implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância e promover ações de requalificação de espaços públicos, mobilidade para famílias, gestão de dados e melhorias de serviços para a primeira infância.

Com base no plano de governo e do foco de trabalho da atual gestão, o município conta agora com apoio da iniciativa global da Fundação Bernard van Leer que dá suporte para municípios incluírem a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e também nos seus programas e serviços. A participação do município é um trabalho desenvolvido pelo departamento Agenda Teresina 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan).

O município receberá suporte e acompanhamento para construir diagnósticos sobre a primeira infância Fotos( Semcom)

“É uma parceria muitíssimo importante. São oito países participando da Urban95, incluindo o Brasil, onde cerca de 24 cidades já participaram em outras edições da iniciativa. Teresina está sendo incluída agora com outros dez municípios por conta do nosso perfil administrativo e do nosso plano de governo. Estamos muito orgulhosos”, afirmou o prefeito Dr. Pessoa, durante o evento virtual.

O programa está presente em oito países e apoia 24 cidades no Brasil a pensar no planejamento urbano com base na seguinte pergunta: “Se você tivesse 95 cm de altura (a altura média de uma criança de três anos), o que você faria diferente na cidade?”. O encontro contou com a participação da diretora executiva da Fundação Bernard van Leer, Cecilia Jones, e Claudia Vidigal, representante da Fundação no Brasil.

“Transformar a cidade e torná-la um ambiente adequado e pensado para a primeira infância é nosso desejo. Trabalhamos para fornecer suporte aos municípios para incluírem esse público no planejamento, nas estratégias e também nos seus programas e serviços. É com muita alegria que recebemos Teresina e os outros dez municípios na Rede Urban95”, disse a diretora executiva, Cecília Jones.

“Temos aqui uma oportunidade de trazer mais estrutura para o desenvolvimento de projetos e ações para crianças. O município já tem uma boa base educacional e agora vamos expandir para outras áreas e fortalecer o trabalho já feito. Viabilizar ações e a integração de projetos para obtermos bons resultados e uma cidade que pensa em crianças e no seu ambiente social”, explicou Nouga Cardoso, secretário municipal de Educação.

O encontro contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Eulálio, o secretário Municipal de Governo, André Lopes, secretário de Comunicação, Lucas Pereira e a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, Kárita Allen (Seplag) e Cíntia Bartz, da Agenda Teresina 2030.

Rede Urban95

Os novos membros da iniciativa Urban95 passaram por um cuidadoso processo seletivo, que levou em conta aspectos como comprometimento do gestor, diversidade, intersetorialidade, políticas para primeira infância e transparência. As cidades que entraram para a iniciativa são: Alcinópolis (MS), Alfenas (MG), Benevides (PA), Canoas (RS), Cascavel (PR), Mogi das Cruzes (SP), Paragominas (PA), São José dos Campos (SP), Sobral (CE), Teresina (PI), Uruçuca (BA).

Esses municípios se juntam a outros 13 que já estão implementando ações e projetos para a primeira infância em seus territórios com apoio da Urban95, entre eles, Fortaleza (CE), Recife (PE) e São Paulo (SP). Essas cidades estão mostrando como funciona, de fato, uma gestão municipal que prioriza os primeiros anos de vida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES