Teresina é uma das mais violentas do país, afirma juiz

A falta de escolas e o fechamento de unidades de ensino é outra preocupação que as autoridades governamentais devem ter

Sem escolas, a adolescências vai para as ruas, disse o juiz | Arquivo Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Casos de participação de menores na criminalidade mostram uma nova realidade que conta com o envolvimento de mulheres adolescentes no mundo do crime.

No Centro Educacional Feminino (CEF), em Teresina, 52 adolescentes já passaram nos últimos três anos e a causa, segundo a psicóloga Karine Mourão, ?está no roubo e no tráfico?. Este último, segundo ela, é abrangente e envolve outras situações de participação como receptação e até mesmo homicídios.

O Centro atende a todo o estado do Piauí, agravante que dificulta as ações de toda a equipe de trabalho. ?A nossa principal dificuldade é com as adolescentes que vêm do interior. Na obtenção de informações sobre essas adolescentes nós temos limitações no Estado para o deslocamento do CEF a essas unidades?

Para o Juiz Titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Teresina, Antônio Lopes, o problema não é recente. ?Isso não é de hoje e sim de muito tempo. Toda essa parte infracional só vem da droga. É a família sem estrutura que leva essas meninas ao crime.?

A falta de escolas e o fechamento de unidades de ensino é outra preocupação que as autoridades governamentais devem ter, segundo o juiz. ?Sem escola e quando se fecha escolas, a adolescência vai para as ruas, conhece as drogas e vai para o crime. A solução imediata é investir em escolas de tempo integral. As unidades não comportam mais as meninas, porque a demanda é violenta.?

?Teresina é violentíssima e as autoridades não querem ver isso. Teresina é também uma das cidades mais violentas do Brasil, é o que dizem as estatísticas?, conclui o juiz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES