Teresina está com 81% da base de famílias com CadÚnico atualizado

Os dados correspondem a referência de novembro/2022, que são as últimas informações disponibilizadas pelo Governo Federal

Teresina está com 81% da base de famílias com CadÚnico atualizado | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) informou, na manhã desta terça-feira (3), que Teresina possui 175.722 famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Dessas, 142.162 realizaram a última atualização nos últimos 24 meses. Isso representa que 81% das famílias inscritas no CadÚnico, em Teresina, estão com cadastro devidamente atualizado.

Os dados correspondem a referência de novembro/2022, que são as últimas informações disponibilizadas pelo Governo Federal, através da Consulta, Seleção e Extração de Informações do CadÚnico (CECAD).

Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, explica que o objetivo principal do CadÚnico é servir de diagnóstico socioeconômico das famílias em cada município.

“Teresina vem trabalhando na perspectiva de deixar a base de dados mais atualizada possível, porque quanto mais atualizado estiverem os cadastros, mais fidedigno vai ser a realidade que a gente tem das famílias. Teresina, atualmente, está com a base de 81% atualizada. É um percentual muito bom comparado com outros municípios. O número de famílias que necessitam atualizar, com urgência, é considerado baixo, para a gente é um avanço”, ressaltou.

Teresina está com 81% da base de famílias com CadÚnico atualizado - Foto: Ascom

Para Allan Cavalcante, a atualização na base cadastral das famílias em Teresina é reflexo do trabalho que tem sido feito nos CRAS.

“Temos buscado dar mais agilidade no processo de atualização do CadÚnico nos CRAS. Temos melhorado a estrutura física dos prédios e os equipamentos tecnológicos, em especial, os computadores. Antes, o cadastro era feito de forma manual, desde 2021, o cadastro é feito online, direto no sistema do Governo Federal. Isso tem dado uma celeridade e tem ajudado a gente a manter a nossa base atualizada. Além das ações territoriais, como os mutirões e as ações de cidadania do Teresina Cuida de Você”, pontuou o secretário da Semcaspi.

Cadastros desatualizados

De acordo com o banco de dados do CadÚnico, Teresina possui um total de 33.560 famílias com cadastros desatualizados. No entanto, em 2022, o Governo Federal convocou apenas as famílias que estão no processo de Revisão Cadastral, ou seja, aquelas que estão com dados desatualizados entre os anos 2016 e 2017, o que representa 6.399 cadastros em Teresina.

O secretário Allan Cavalcante ressalta que essas famílias deverão buscar os CRAS para realizar a atualização dos dados até o dia 10 de fevereiro deste ano, a fim de evitar o bloqueio do benefício do Programa Auxílio Brasil (PAB) e até o dia 14 de abril deste ano, para evitar o cancelamento.

“É importante destacar que a gestão municipal poderá realizar a reversão desse cancelamento até o prazo de 180 dias, desde que a família esteja no perfil de elegibilidade para o Programa”, frisou o secretário.

Demanda espontânea

Com a pandemia da Covid-19, o atendimento nos 19 CRAS de Teresina aconteceu por meio de agendamento das famílias. Este ano, as unidades de CRAS já iniciaram o atendimento por demanda espontânea. Para o atendimento, o (a) responsável pela família deve levar a seguinte documentação exigida:

– Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o Título de Eleitor;

– Documentação de identificação dos demais membros da família, como: certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou título de eleitor;

– Comprovante de endereço atualizado com CEP, de preferência o talão de energia elétrica;

– Comprovante de matrícula escolar/Declaração da Escola com INEP atualizado no prazo de 30 dias, das crianças e jovens de 06 a 21 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES