Teresina está em estado de alerta para temporais

Capital deve ser atingida por rajadas de vento de até 70 km/h

Chuvas fortes devem acometer a capital | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Teresina acumulou 406 mm de chuva durante o mês de março. As fortes precipitações do início de abril marcam a continuidade das chamadas “águas de março”, mas a expectativa é que abril tenha uma milimetragem mais esparsa a partir da segunda semana do mês. No entanto, tempestades e temporais podem estar por vir ao longo da semana, tanto que foi emitido um sinal de alerta para a região que abarca a grande Teresina.

Crédito: Raíssa Morais.

Segundo informações do ClimaTempo, áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuam muito ativas próximo ao litoral norte do Nordeste. Nuvens bastante carregadas ficam espalhadas sobre vários estados nordestinos até a terça-feira (2). Há risco de chuva forte e volumosa no Centro-Norte do Piauí, além de áreas do litoral, zona da mata e agreste de SE e AL, interior e litoral de PE, PB, RN, CE e centro-norte do MA. 

Há risco de raios e de rajadas de vento de 50 km/h a 70 km/h em todas estas áreas. Teresina está entre as capitais com risco, além de Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza e São Luís podem ter temporais. A chuva forte pode provocar alagamentos nos centros urbanos. O alerta que começou na noite do dia 29/3/2019 está sendo prorrogado até 23h59 de 02/04/2019.

Crédito: Raíssa Morais.

Para abril, os teresinenses podem esperar um período mais seco a partir da próxima quinzena. Enquanto isso, a previsão indica que nos próximos 15 dias deve chover até 273 mm. “No começo de abril as chuvas seguem a tendência de março, mas até o final de mês elas devem diminuir um pouco. Abril é o segundo mês que mais chove”, lembra Werton Costa, professor de climatologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

De acordo com informações do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), a situação é mais crítica na região Norte do Estado, que abarca o litoral e o município de Ilha Grande. Na região, choveu 705 mm em março, quase a metade do que era esperado para o ano inteiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES