Teresina é o 4° lugar em rede assistência social em todo o Brasil

O índice, referente ao ano de 2019, alcançou a marca de 4,02 em uma nota máxima de 5.

Prefeitura de Teresina é 4° lugar em rede assistência social no Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados divulgados pelo Governo Federal, através Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), colocam Teresina em destaque mais uma vez: a rede socioassistencial da capital alcançou o quarto lugar no ranking nacional definido pelo IDCRAS, indicador de qualidade dos serviços oferecidos pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). O índice, referente ao ano de 2019, alcançou a marca de 4,02 em uma nota máxima de 5. O número é superior ao ano anterior, em que Teresina alcançou a nota de 3,67.

"A política de Assistência Social no município alcança um destaque nacional importante em virtude de um trabalho coletivo, contínuo e comprometido com a qualidade na oferta dos serviços aos usuários. Esse trabalho da Assistência Social garante às famílias mais vulnerabilizadas não só o atendimento nos 19 CRAS espalhados pela cidade de Teresina, mas a certeza de que terá o acolhimento necessário e a resposta para sua demanda", disse a secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Janaína Carvalho.

 Secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Janaína Carvalho

O IDCRAS se baseia em três eixos de qualidade: estrutura física, recursos humanos e serviços e benefícios. A capital alcançou, respectivamente, as notas 4; 4,7; 3,36. Entre as unidades socioassistenciais teresinenses, o CRAS Sul I atingiu resultados mais positivos, alcançando a nota máxima nas três categorias.

"Esses dados apontam que a nossa cidade tem uma oferta de serviço na área da Assistência Social que vai desde o credenciamento do Bolsa Família, serviços de fortalecimento de vínculos para crianças, idosos e pessoas com deficiência, passe livre, obtenção da carteira de trabalho. Além dos atendimentos nos Centros de Convivência que alcançam as famílias que necessitam de informações e encaminhamentos para outras políticas públicas na área da saúde e educação. É um espaço de referência do território em que a população acessa pra ter a garantia de seus direitos", destacou a secretária executiva do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Mauricéia Carneiro.

O diagnóstico é definido pelos dados do Censo Suas e pelos Registros Mensais de Atendimento (RMAs) referentes ao ano anterior à divulgação do ranking. Mais informações a respeito das 19 unidades de CRAS à disposição da população de Teresina podem ser obtidas através de contato com o (86) 3131-4729.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES