Teresina ganha Centro de Controle e contará com 470 câmeras até dezembro

A nova sala de monitoramento possibilitará a fiscalização semafórica, além de contribuir para a melhoria dos aspectos de segurança pública.

l | l
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, realizou, nesta quinta-feira (25), a entrega do novo Centro de Controle Operacional (CCO), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS). O evento contou com representantes do Ministério da Justiça, gestores do município e agentes de trânsito. Até o fim do ano, o centro contará com 470 câmeras espalhadas por toda cidade. A prefeitura investiu cerca R$ 26 milhões e pretende colocar Teresina como uma das cidades mais modernas no que diz respeito à mobilidade e segurança no trânsito do Brasil.

A nova sala de monitoramento possibilitará a fiscalização semafórica, além de contribuir para a melhoria dos aspectos de segurança pública, pois, colaborará com órgãos como GCM, PM/PI, PF, PRF, CBME/PI e Polícia Civil, por meio das delegacias especializadas. Outros benefícios como comunicar a população em tempo real com informações de interesse coletivo, aumento na segurança de veículos e pedestres, gerenciamento de fluxo de veículos e do tempo de viagem nas principais vias poderão ser observadas nos próximos meses.

Teresina ganha Centro de Controle e contará com 470 câmeras até dezembro (Foto: Divulgação)

O gestor municipal ressaltou o quão importante é o novo CCO, que é administrada por um consórcio. “Minha impressão, em um primeiro momento, foi excelente, quando entramos na administração municipal aqui existia somente um ‘embrião’, o início de uma ideia, um esboço do que era para ser, este centro operacional e de monitoramento irá em muito auxiliar na segurança do município. Portanto, estamos vendo a conclusão da obra, que beneficiará inclusive cidades circunvizinhas. Daqui poderemos monitorar absolutamente tudo, desde as paradas de ônibus até a movimentação do transporte público. Teresina ganha com isso. É mais proteção, é mais segurança”, ressaltou o prefeito.

Durante a apresentação da estrutura da sala de controle do novo centro de operações, o superintendente da Strans, Cláudio Pessoa, explicou como deve funcionar e, principalmente, como as centenas de câmeras espalhadas cidades irão auxiliar outros órgãos com informações precisas e em tempo real sobre o que estiver acontecendo na cidade e assim traçar melhores estratégias na resolução de crises e problemas rotineiros.

Teresina ganha Centro de Controle e contará com 470 câmeras até dezembro (Foto: Divulgação)

“Estamos animados com a construção desse centro, ele vai contribuir para a mobilidade urbana, tão quanto para a mobilidade humana, tudo isso, por meio das tecnologias que foram apresentadas nesta manhã. As soluções tecnológicas vão desde sistemas integrados, quanto às câmeras de monitoramento e sensores espalhados pela cidade. A partir de agora, poderemos auxiliar, no tráfego de veículos, e auxiliar órgãos de meio ambiente e saúde. Exercendo assim nossa função com primazia, consequentemente, melhorando a vida dos nossos munícipes”, explicou o gestor.

Teresina ganha Centro de Controle e contará com 470 câmeras até dezembro (Foto:Divulgação)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES