Teresina ganha Procon Municipal nesta sexta-feira

Novo espaço visa o conforto do consumidor

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os teresinenses agora podem contar com o Procon Municipal, que será inaugurado nesta sexta-feira (15) Dia do Consumidor. O novo órgão, que funcionará na Avenida João XXIII, próximo ao balão do São Cristóvão, onde funcionava a SDU/Leste, será entregue em cerimônia às 12h, pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec). O novo trabalho a ser desenvolvido na capital, visa principalmente, o conforto do consumidor.

O objetivo é atender a demanda referente a serviços relacionados à proteção dos consumidores. No local, haverá cinco funcionários atuando em revezamento, a partir das 8h, de segunda a sexta-feira. A coordenadora do Procon Municipal, Dra. Nara Cronemberger, explica que, inicialmente, o órgão poderá atender entre 30 e 40 pessoas por dia, mesma média apresentada pelo Procon Estadual.

"O local é bem acessível. As nossas demandas serão tratadas de forma individual, pois o Procon Estadual trata das coletivas. Então qualquer munícipe poderá procurar o Proncon de Teresina para a defesa e a garantia dos seus direitos", destacou.

Segundo o secretário da Semdec, vereador Venâncio Cardoso, o novo órgão será um ambiente ainda mais célere na resolutividade dos casos relacionados ao consumidor. “As pessoas querem mais rapidez para resolver seus problemas. Com a criação do Procon Municipal e descentralização dos trabalhos, a rapidez na resolutividade dos casos pode ser cada vez maior, o que realmente é muito positivo para a população”, pontua o secretário.

O Procon Estadual fornecerá parte do equipamento ao Procon Municipal, que será vinculado à Semdec, e até mesmo treinamento do pessoal, para que seja alcançado o objetivo acordado entre os dois órgãos. "Os servidores da prefeitura serão treinados no dia a dia, fazendo treinamento, atendendo o consumidor, fazendo as reconciliações e fiscalizações lá na sede do Procon. Nós temos muita demanda reprimida em Teresina e o Procon Municipal só vem a fortalecer mais o órgão", admitiu o promotor Nivaldo Ribeiro. 

Procon Municipal e Estadual atuarão em conjunto

O prefeito Firmino Filho, o secretário Venâncio Cardoso, e o coordenador geral do Procon Estadual, promotor Nivaldo Ribeiro, assinaram o termo de criação do Procon no último dia 19 de fevereiro. O Procon Estadual passou a cooperar com a estruturação física e capacitação dos colaboradores que irão trabalhar no Procon Municipal.

O novo órgão terá atuação conjunta com o Ministério Público Estadual-Procon Estadual, afim de que haja uma integração do município ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. O Procon Municipal englobará também o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Condecon) e o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (FMDC).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES