Teresina: Mais de 6 mi de procedimentos ambulatoriais em 2016

Balanço do Relatório de Atividades da Saúde de 2016.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um balanço das ações do SUS em Teresina. Somente de janeiro a setembro de 2016, foram realizados 6.242.709 procedimentos ambulatoriais nos estabelecimentos de saúde públicos e privados conveniados ao sistema. O número corresponde a ações de prevenção em saúde, procedimentos com finalidade diagnóstica, clínicos, cirúrgicos, transplantes e dispensação de materiais especiais.

O balanço foi recentemente registrado no Relatório de Atividades da Saúde de 2016. O documento também reúne dados provenientes do Sistema de Informação Hospitalar do Ministério da Saúde. Foram realizados 75.300 procedimentos hospitalares entre janeiro e setembro deste ano. A quantidade representa um aumento de 10,36%, se comparado ao mesmo período de 2015, no qual foram realizados 68.229 procedimentos.

Segundo Alduína Rego Monteiro, diretora de regulação da SMS, os dados apresentados auxiliam a gestão: “São informações relevantes que contribuem na tomada de decisão da equipe gestora. Verificamos melhorias no acesso dos usuários à média e alta complexidade, bem como avanços no processo de regulação das ações e serviços em saúde, tendo sido incluídos mais procedimentos.”, afirma.

Entenda o fluxo de atendimento em saúde em Teresina

O usuário que necessita de atendimento básico deve se consultar primeiramente na Unidade Básica de Saúde, principal porta de entrada do SUS. Se o médico constatar a necessidade de atendimento especializado, o usuário é direcionado para, na própria Unidade, fazer a marcação da consulta, que ocorrerá em outro estabelecimento de saúde previamente informado ao usuário.

Em caso de urgência e emergência, o usuário pode acionar uma ambulância do SAMU ou ir de transporte próprio para os hospitais de bairro e Unidades de Pronto Atendimento (UPAS). Nestes locais, o seu quadro clínico é estabilizado e, verificada a necessidade, ele é transferido para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) ou outro hospital de referência da capital.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES