Teresina oferece atendimento gratuito às pessoas que sofrem com alcoolismo

Dia 20 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

alcoolismo | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As drogas podem destruir uma vida inteira, ou deixar a jornada ainda mais difícil. Nos casos extremos pode levar a transtornos mentais graves. Dia 20 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas-CAPS AD. Hoje o local atende 9.003 pessoas e fica localizado Rua Quintino Bocaiúva, n e 2978 -  Bairro Macaúba.

O CAPS AD é um serviço especializado em saúde mental atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado. Esta instituição de saúde é ligada à prefeitura Municipal de Teresina. O público atendido tem idade a partir de 18 anos. 

CAPS AD faz atendimento de pessoas que abusaram do álcool e outras drogas 

O local é um serviço ambulatorial em substituição aos hospitais psiquiátricos, e que tem o princípio do trabalho voltado para a reinserção social. “A droga prejudica várias áreas da vida, tipo a saúde física, a mental, atrapalha as relações familiares e as relações interpessoais como amizades. Atrapalha o trabalho para ir atrás da substância. E diversos tipos de vulnerabilidades”, explica Elizandra Pires, coordenadora do CAPS AD. 

O CAPS AD realiza ações de assistência como: medicação, atendimento individual, oficinas terapêuticas, atendimento familiar, visita domiciliar e atendimento grupal, dentre outras atividades. Vale ressaltar que essas atividades são realizadas com os usuários por uma equipe multiprofissional devidamente capacitada.

“Nós trabalhamos em meio aberto. A pessoa é livre e tem que vir motivada a fazer o tratamento. Nós adequamos o tratamento de acordo com as necessidades da pessoa, por exemplo, se ela trabalhar nós criaremos uma proposta de atendimento que se adeque”, afirma Elizandra Pires.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES