Teresina participa de pesquisa para avaliar a saúde bucal dos brasileiros

O estudo vai identificar as doenças que mais atingem o sorriso da nossa população – como cárie dentária, doenças na gengiva, necessidade de próteses dentárias.

pesquisa | divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina está participando do Projeto SB Brasil 2020, que tem por objetivo analisar as condições da saúde bucal da população brasileira. A pesquisa está acontecendo em diversos municípios pelo Brasil e deve avaliar a saúde dos dentes de mais de 50 mil brasileiros.

Teresina participa de pesquisa para avaliar a saúde bucal dos brasileiros

Trata-se de questionário que será aplicado junto à comunidade, em uma amostra representativa de indivíduos residentes, nos quais serão realizados exames bucais e aplicados questionários para avaliar a prevalência dos principais agravos bucais, assim como a condição socioeconômica, acesso e utilização de serviços odontológicos, dor dentária e orofacial, autopercepção e impacto em saúde bucal.

A coordenadora municipal de SB Brasil em Teresina, Lara Mendes, pede a contribuição da comunidade para que participem da pesquisa. “Nossa equipe é composta por um arrolador, que fará o contato inicial com a família, um examinador, que é um cirurgião dentista e um anotador. Eles estarão visitando de casa em casa, e pedimos à população que os recebam”, diz.

O Projeto SB Brasil 2020 irá avaliar o perfil epidemiológico em saúde bucal da população brasileira em relação às condições mais prevalentes a fim de proporcionar ao Ministério da Saúde e às instituições do SUS informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estaduais e municipais.

O estudo vai identificar as doenças que mais atingem o sorriso da nossa população – como cárie dentária, doenças na gengiva, necessidade de próteses dentárias, entre outras – e as necessidades derivadas destas. “Ou seja, o que envolve a saúde da boca e que pode impactar na qualidade de vida da população. E assim, guiar as futuras políticas de saúde bucal que serão adotadas pelo SUS”, finaliza Lara Mendes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES