Teresina recebe o I Congresso Internacional de Trauma

Congresso reúne responsáveis por atendimento a politraumatizados

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O I Congresso Internacional de Trauma realizado pela Associação Piauiense de Combate ao Câncer – Hospital São Marcos de Teresina - Brasil, com Hospital de Trauma UKB de Berlim – Alemanha, iniciou na manhã desta quinta-feira, 31, com presença de autoridades, profissionais e acadêmicos de Medicina.

O Congresso reúne os principais atores responsáveis pelo atendimento de pacientes politraumatizados, tanto em nível Federal, Estadual e Municipal, para apresentar o que se tem de mais moderno no mundo, além da expertise do UKB de Berlim, visando o atendimento em rede do paciente com trauma.

O presidente do Congresso, Dr. Edilson Carvalho, falou sobre os desafios enfrentados pela Medicina. “O trauma é um problema de saúde pública, com mais de um milhão de acidentes em 2017 resultando em 41 mil mortes e uma média de 400 mil pessoas com sequelas. Uma perda social, sem precedentes, com custos econômicos que atingem aproximadamente 200 bilhões de reais. Estamos neste desafio de elevar a saúde do Estado também para a excelência do atendimento do paciente politraumatizado”, informa.

Para o diretor geral executivo do HSM, Dr. Joaquim Almeida, o Congresso tem a finalidade de lançar o debate em busca de soluções para um problema grave que se apresenta no país. “Traumas resultantes de acidentes de trânsito têm resultados devastadores, comparados ao que a guerra produz em outras nações”, exemplifica. “Estamos entre os cinco países com maior número de óbitos em acidentes de trânsito, atrás da Índia, China, EUA e Rússia. São 25 mortes para cada 100 mil pessoas – acima da média mundial, que é de 18 mortes para o mesmo grupo”, alerta Joaquim Almeida.

Segundo o cônsul alemão, Hans Iurguen Figuê, a relação do Piauí com Alemanha é antiga através das trocas de experiências dos médicos locais com os alemães. “O Brasil é um país estratégico na América Latina, portanto, essa é uma grande oportunidade de contribuição para  o progresso do Piauí. Teremos excelentes resultados com este congresso”, afirma Hans.

Por sua vez, o prefeito Firmino Filho fez um discurso bastante empolgante. “Em 2015 tivemos 400 mortes por acidente de trânsito em Teresina. No ano passado fizemos quatro grandes eventos com investimentos para evolução dessa área na nossa cidade. O grande desafio, sem dúvida, é dirigir nossa atenção para o trauma. O Hospital São Marcos está de parabéns por proporcionar este momento de troca de informações. É sempre bom aprender com outras pessoas”, discursou.

O governador Wellington Dias assegurou o apoio com as parcerias para garantir os avanços na melhoria dos dados apresentados. “Em 2009, tivemos a oportunidade de conhecer o UKB de Berlim, na Alemanha, e ficamos encantados com duas coisas: a modernização, com forte uso das tecnologias, e as parcerias que eles fazem com outras instituições do mundo, como a África. Então procuramos estreitar essa parceria e quando retornamos ao Governo, a vice, Margareth Coelho liderou uma viagem que resultou nesse evento. Creio que essa parceria: Brasil e Alemanha terão bons resultados. Portanto, reafirmo nosso compromisso para juntos evoluirmos na pesquisa, qualificação profissional e telemedicina”.

Marcou presença, ainda, a vice-governadora do Piauí, Margareth Coelho; senador Ciro Nogueira, gerente de negócios da Superintendente da Caixa Econômica Federal, Sérgio Borges; deputado estadual, Francis Lopes e o secretário de Saúde Florentino Neto.

O I Congresso Internacional de Trauma, realizado pelo Hospital São Marcos (HSM) de Teresina, no Brasil, com apoio do Hospital de Trauma de Berlim, Alemanha  (Unfallkrankenhaus Berlin – UKB), tem parceira com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde- SESAPI, Fundação de Amparo à Pesquisa - FAPEPI, Universidade Estadual do Piauí – UESPI e Fundação Municipal de Saúde da Prefeitura de Teresina - FMS. Conta com apoio do Governo Federal através da Caixa Econômica – CEF, Grupo Arrey, Faculdade Facid Wyden, Multi Home Care, Medical Life, a Eurocity Consultoria & Viagens e Radical Produções.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES