Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Teresina recebe prêmio Dólmã, o Oscar da gastronomia

Evento aberto ao público acontece nos dias 26 a 27 de março

Compartilhe

Vanderson de Paulo


O Piauí entra para o rol dos destinos gastronômicos e será palco da premiação máxima da gastronomia brasileira, o Prêmio Nacional Dólmã, que premia os melhores profissionais da culinária. A feira, aberta ao público, acontecerá nos dias 26 a 27 de março na praça de eventos do Riverside Shopping e contará com a presença de renomados chefs do Brasil .

Antes da realização do encontro, cada estado brasileiro elegeu três chefs de cozinha como concorrentes que deverão disputar no prêmio. Os participantes — categorias profissional e estudante, passaram por uma seleção divulgada em editais dos concursos gastronômicos ainda no ano passado, agora, a acirrada disputa, segue para etapa final no Piauí. 

A apresentadora do primeiro programa de Gastronomia do Piauí , o  "Espaço Goumert" da Rede Meio Norte, Lia Formiga ,traz todos os detalhes da cerimônia. "Comecei a criar um vínculo com o prêmio quando fui convidada a disputar em Cuiabá. Os Estados fazem as seletivas através de curriculum,  votos na internet e disputa através da elaboração de um prato para escolher o seu embaixador, no Piauí três chefs que se destacam na nossa culinária estão disputando", explica Lia.

A apresentadora Lia Formiga conta os detalhes da premiação, que é considerada o Oscar da gastronomia 

O evento tem como missão fortalecer a cultura gastronômica e fomentar intercâmbio entre chefs, empresários e a população, buscando a valorização da produção local e da culinária brasileira. "O Encontro de Chefs do Brasil (Enchefs) acontece em dois dias de feira (26 e 27), e no dia 28, acontece a premiação do Dólmã no tapete vermelho para os convidados. Essa feira vai ter degustação gratuita no estande dos expositores, aulas shows acontecendo de hora em hora com chefs do país inteiro apresentando pratos típicos de sua região, oficinas culinárias e gastronômicas. Quem quiser vivenciar, conhecer, assistir aulas, degustar tudo gratuito não pode perder",  descreve Lia Formiga. 

A cada edição, os participantes recebem uma dólmã  — vestimenta dos chefs de cozinha, com característica do Estado que sedia o evento. "Neste ano a dólmã traz a Serra da Capivara do Piauí que é conhecida internacionalmente ", antecipa.

Lia Formiga relata que o prêmio é democrático porque um chef que esteja no anonimato tem no evento uma oportunidade de ser visto nacionalmente "Com amor à cozinha nasce a gastronomia, nasce seu dom para você criar e se tornar um grande profissional. Estudar e participar de eventos como esse enriquece o curriculum e, claro, traz reconhecimento", conta.

Herschel Veras, Sônia Rodrigues e Valdir Borin. Esses são os três concorrentes a nível estadual. A embaixadora do Piauí é a chef Ceres Rebelo. Quem garantir o prêmio se torna chefe-embaixador durante um ano. 

Entre os convidados nacionais desta edição estão os nomes  dos chefs Lui Veronese, Deocleciano Brito, Mãe Niede, Antônio Filho, Rodrigo Bernardes. 





Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar