Teresina recebeu meio milhão de turistas em 2021, mostra projeção da PMT

A previsão para o mês de dezembro é de aumento no fluxo de passageiros em torno de 5% em relação ao mês anterior, sobretudo em razão do período de Natal, réveillon e férias escolares.

Aeroporto de Teresina | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina deverá fechar 2021 com meio milhão de turistas que visitaram a cidade. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC),  baseados nas pesquisas de receptivo realizadas no Aeroporto Senador Petrônio Portella, no período de 9 a 15 de dezembro. 

Ao todo, foram entrevistadas 450 pessoas no portão de embarque e 365 no portão de desembarque, com apoio da INFRAERO. A previsão para o mês de dezembro é de aumento no fluxo de passageiros em torno de 5% em relação ao mês anterior, sobretudo em razão do período de Natal, réveillon e férias escolares.  

Aeroporto de Teresina | FOTO: Raíssa Morais

“Em novembro passado, Teresina recebeu um fluxo de 42.791 turistas, com previsão de crescer 5,3% e alcançar 45.059 turistas em dezembro, tendo como base uma projeção feita pela regressão linear”, explicou o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros. "Com esses números, o fluxo global ficará em torno de meio milhão de pessoas no ano”, complementou.

Passageiros vacinados

De acordo com o órgão, este mês de dezembro representou 41,7% do fluxo total de passageiros embarcados, um crescimento incentivado pela retomada do turismo e aplicação das vacinas contra a Covid-19. A pesquisa identificou que 77% dos pesquisados afirmaram já ter tomado a segunda dose da vacina, 18,2% tomaram a dose de reforço e apenas 0,4% não se vacinaram. 

“O avanço da vacinação em todo o país está gerando um grande otimismo na sociedade, que vem retomando suas viagens de forma gradativa e contribuindo para uma recuperação mais rápida da atividade turística”, disse o secretário da SEMDEC, Marcelo Eulálio.

Em relação à permanência, a pesquisa indicou que o turista passa em média 5,7 dias na capital, realizando um gasto médio diário de R$ 131,70 por pessoa.

Turistas residentes em Teresina

A pesquisa também identificou o perfil de viagem dos residentes em Teresina, que correspondeu a 30,7% do fluxo de passageiros desembarcados pelo aeroporto, enquanto 43,9% são turistas chegando à cidade. Os residentes em Teresina informaram que permanecem em média 4,9 dias fora da cidade, com um gasto médio diário de R$ 197,00 por pessoa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES